Lenda da corrida de rua, Ed Whitlock morre aos 86 anos

Atualizado em 13 de março de 2017
Mais em Notícias

O mundo da corrida de rua perdeu uma de suas lendas mais representativas nos últimos anos. Morreu nesta segunda-feira, aos 86 anos, Ed Whitlock, o canadense que reescreveu os recordes de longas distâncias entre os corredores com mais de 70 anos. Segundo um comunicado da família, Whitlock teve como causa da morte um câncer de próstata.

Em 2003, aos 72 anos, o canadense se tornou a primeira pessoa no mundo acima de 70 anos a terminar uma maratona em menos de 3 horas, completando os 42.195 metros em 2h59min10s na Toronto Waterfront Marathon.

Um ano depois, aos 73, ele baixou essa marca para 2h54min49s, alcançando mais uma vez a tão sonhada maratona sub-3h. A partir dessa época, Whitlock dominou os recordes das categorias acima, colocando seu nome na história da maratona nas faixas +75 anos, +80 e +85. 

 

 

Seu último grande feito aconteceu em outubro de 2016, quando ele correu a Maratona de Toronto em 3h56min33, tornando-se o primeiro homem na categoria acima de 85 anos a conseguir uma maratona sub-4h. Na oportunidade, ele superou o recorde anterior em incríveis 28 minutos.

No fim de 2016, a O2 entrou em contato com Whitlock e fez uma entrevista exclusiva com o maior corredor do planeta da terceira idade. Sossegado e tranquilo, ele revelou detalhes curiosos, como sua aversão às tecnologias que empolgam os corredores atualmente, como relógios com GPS e tênis super modernos.

“Não, não ligo muito para essas coisas. Mesmo meus tênis de corrida são velhos, mais flexíveis e leves do que os típicos tênis de corrida modernos”, contou ele.

Clique aqui para ler a entrevista completa com Ed Whitlock, uma lenda da corrida de rua.