Maratona abaixo das 2h: cientistas apontam quem baterá a marca

Atualizado em 08 de novembro de 2018
Mais em Notícias

As condições para realizar uma maratona abaixo das 2h são objeto de estudos de diversos pesquisadores. Recentemente, cientistas brasileiros, gregos e suíços publicaram um artigo no Journal of Sports Medicine que indica por quem e quando esse recorde será batido.

Através de um cálculo, os pesquisadores apontam que a tão sonhada maratona abaixo das 2h será realizada na próxima década por um corredor nascido no leste da África, com cerca de 27 anos, e que possua consumo máximo de oxigênio maior que 85 ml/kg/min.

Atualmente, o melhor tempo em uma maratona pertence ao queniano Eliud Kipchoge, de 34 anos.

No dia 16 de setembro de 2018, ele correu a major de Berlim a uma velocidade média de 20,8 km/h, e finalizou a prova em 2h01min39s. Ele reduziu em 1min18seg o recorde mundial que, anteriormente, pertencia ao seu compatriota Dennis Kimetto, desde a Maratona de Berlim de 2014.

 

 

Nos primeiros meses de 2017, o próprio Kipchoge, Zersenay Tadese, da Eritreia, e Lelisa Desisa, da Etiópia (e atual vencedor da Maratona de Nova York) foram convidados para participar de uma ação da Nike no autódromo de Monza, na Itália, chamada Breaking2.

O desafio tinha o intuito de fornecer as melhores condições para que os atletas percorressem 42 km — pouco mais de 17 voltas na pista — em menos de 2 horas, porém, a meta não foi atingida. O atual recordista mundial foi o mais veloz dos três corredores, e terminou o trajeto em 2h00min25seg, essa que é a melhor marca já atingida.