ShutterstockFoto: Shutterstock

Maratona de Boston: campeões confirmam presença em 2019

Atualizado em 10 de dezembro de 2018
Mais em Notícias

Desiree Linden e Yuki Kawauchi, os corredores que venceram a Maratona de Boston deste ano, confirmaram presença e vão defender seus títulos na próxima edição da prova, que será realizada no dia 15 de abril de 2019.

Linden, atleta de 35 anos de idade, quebrou um tabu de 33 anos sem uma americana no lugar mais alto da prova em Boston. Ela cruzou a linha de chegada em 2h39min54s, deixando para trás nomes importantes da modalidade, Shalane Flanagan e Edna Kiplagat. 

Esta será a sétima participação de Desiree Linden em Boston. Em 2011, ela obteve um tempo ainda melhor do que quando foi campeã: 2h22min38s.

“Eu pensei que tinha vivido todas as experiências imagináveis ​​em Boston, mas estou emocionada e orgulhosa por ter outra primeira vez, em 2019. Vou começar a corrida como o campeão da Maratona de Boston”, disse Linden em um comunicado fornecido pelo Boston Athletic Association.

 

 

Já na prova masculina, quem saiu vencedor foi o japonês, então amador, Yuki Kawauchi. O oriental deixou o queniano Geoffrey Kirui e o americano Shadrack Biwott para trás e finalizou o percurso em 2h15min54s.

Após esse grande feito, Kawauchi largou seu trabalho em uma escola municipal de Saitama para se tornar um profissional e dedicar-se integralmente à corrida.

“A razão principal é que quero competir a nível mundial. Já levo cinco anos sem melhorar minhas marcas pessoais e senti que preciso de uma mudança”, afirmou.

O atleta revelou que o prêmio de 150 mil dólares pelo primeiro lugar na Maratona de Boston pesou em sua decisão de abandonar o amadorismo.

A partir de 2020, a organização da Maratona de Boston decidiu tornar mais difícil a classificação para a prova, pois o “número de maratonistas que enviaram solicitações aumentou significativamente nos dois últimos anos”. Então, os índices de classificação serão 5 minutos mais rápidos do que os anteriores em todas as faixas etárias.