ReproduçãoFoto: Reprodução

Como morte na Maratona de Londres mexeu com o Reino Unido

Atualizado em 26 de abril de 2018
Mais em Notícias

A tragédia ocorrida durante a Maratona de Londres deste ano, disputada no último domingo (22), vem comovendo os britânicos. A morte de Matt Campbell, cozinheiro profissional de 29 anos e participante do Masterchef, levou dois de seus concorrentes no programa a organizarem uma corrida em sua homenagem. Jamie Park e Tom Peters estão recrutando milhares de pessoas pelas redes sociais para “terminar” os últimos 6 km que faltavam para Campbell.

Campbell entrou em colapso quando se aproximava do km 36 da maratona e, mesmo recebendo atendimento médico imediato, não resistiu. O tributo, batizado como Miles For Matt, está programado para as 14h do dia 29, saindo da estação de Shadwell, na capital inglesa. A polícia local já prevê que a homenagem trará consequências ao trânsito da cidade.

“As vias provavelmente estarão cheias, então pedimos aos motoristas que sejam pacientes durante este evento especial”, orientou o inspetor Paul Latham.

Park e Peters agora dão continuidade à campanha de arrecadação de fundos para a Brathay Trust, instituição de caridade na qual o pai de Campbell trabalhava antes de falecer, em 2016. Inicialmente, Campbell pensava em juntar 2.5 mil libras (cerca de R$ 12 mil) ao participar da Maratona de Londres.

 

 

Sua morte trágica e a campanha iniciada pelos colegas de Masterchef fizeram com que a arrecadação fosse muito além da meta inicial. Até agora, mais de 170 mil libras (pouco mais de R$ 800 mil) foram doados para a Brathay Trust.

Park descreveu o amigo como “um cozinheiro incrivelmente inteligente, criativo e consciente sobre como estava alimentando as pessoas”, além de ser “um cara do tipo que você gosta desde o primeiro dia em que conhece”.

A morte de Campbell foi a 14ª em 38 edições da Maratona de Londres. Hugh Brasher, diretor da prova, relacionou o falecimento às altas temperaturas na capital inglesa. Os termômetros registraram 22º C na chegada — número considerado alto pelos londrinos.