Maratona na China oficializa candidatura para se tornar major

Atualizado em 17 de maio de 2019
Mais em Notícias

O grupo das Major Marathons em breve pode ganhar um novo integrante. A Maratona de Chengdu, na China, oficializou seu processo de candidatura para fazer companhia às Maratonas de Londres, Berlim, Tóquio, Boston, Chicago e Nova York no rol das provas mais reconhecidas do calendário.

Como candidata oficial, a Maratona de Chengdu, que teve apenas duas edições realizadas, será avaliada pelo órgão responsável pelas Majors. A prova estreou no calendário global em 2017 e no último ano passou a ser organizada pela empresa Wanda Sports, em parceria com a prefeitura local e a Federação Chinesa de Atletismo.

As inscrições para a edição de 2019 para a Maratona de Chengdu devem ser abertas apenas em junho. Depois de duas edições com 24 mil participantes, a prova deve contar com 30 mil corredores.

Chengdu é a capital da província de Sichuan, um dos principais polos tecnológicos, científicos e comerciais da china. A cidade recebeu anualmente 15 milhões de turistas, muitos atraídos pelo centro de pesquisa e o santuário de pandas gigantes. O projeto, que se iniciou com seis animais em 1980, conta com aproximadamente 100 espécies atualmente.

O grupo que gerencia as Major Marathons não deixou claro qual seria o impacto no programa Six Star da entrada da Maratona de Chengdu. Pela iniciativa, atletas que completam todas as seis provas que hoje integram o calendário da Major, recebem uma medalha comemorativa.