Kipchoge confirma presença em Londres e duelará com Mo Farah

Atualizado em 30 de novembro de 2017
Mais em Notícias

A Maratona de Londres de 2018 será o primeiro capítulo de uma nova rivalidade na corrida de rua. O queniano e campeão olímpico Eliud Kipchoge confirmou sua presença no evento, que já tinha garantida a participação do herói local Mo Farah – o britânico abandonou as provas de pista para se dedicar às competições de longa distância.

“Ele é um atleta difícil [de ser batido] e respeitável. Acho que terá sucesso imediatamente [nas maratonas]. Vou levar Mo Farah muito a sério. Posso dizer que o estou respeitando e tratando com total seriedade”, comentou Kipchoge, em entrevista à emissora de TV britânica BBC.

Kipchoge, de 33 anos, venceu a Maratona de Londres em 2015 e 2016. Já Mo Farah, de 34, disputou metade do trajeto da prova inglesa em 2013 – a estratégia já estava planejada – e terminou em oitavo, com a marca de 2h08min21s, no ano seguinte, em um teste feito para avaliar como se sairia em uma maratona.

Apesar dos elogios, o queniano acredita que a adaptação do agora concorrente não será imediata.

 

 

“Leva tempo para fazer essa mudança [das pistas para as maratonas], mas tenho certeza que ele será bem sucedido. Não demorará muito. Mo Farah é um atleta sério. Se ele se planejar e se preparar bem, o sucesso virá.”

Neste ano, Kipchoge ficou perto de correr uma maratona abaixo de 2 horas, em evento promovido pela Nike, o Breaking2. Ele acredita que em 2018 pode quebrar o recorde oficial da distância, que hoje pertence ao seu compatriota Dennis Kimetto (2h02min57s). Na Maratona de Londres de 2016, ele ficou a apenas oito segundos da marca.

“Eu cheguei perto de quebrar o recorde mundial em 2016 e é natural que pense que já poderia ter feito isso. E nenhum humano nunca ousou tentar [correr uma maratona abaixo de duas horas]. É uma grande inspiração para o mundo inteiro. O recorde mundial é o que todo mundo quer quebrar, mas ninguém jamais viu alguém que tenha corrido [42 km] em menos de duas horas”, finalizou.