IstockFoto: Istock

Queimar calorias dormindo depende da hora do dia, aponta estudo

Atualizado em 11 de junho de 2021
Mais em Notícias

Mesmo em repouso, o corpo humano continua em plena atividade e consome calorias para manter e restaurar o equilíbrio de suas funções. Nesse processo, a quantidade de calorias consumidas é menor devido à falta de movimento. Segundo um estudo feito pela Escola de Medicina de Harvard, tirar um cochilo à tarde queima cerca de 129 calorias a mais do que em uma soneca matinal, por exemplo.

O estudo ainda mostrou que os carboidratos são priorizados como fonte de combustível pelo organismo no período da manhã, diferente das gorduras, que são eliminadas com mais facilidade durante o período noturno. Também foi comprovado que o horário em que as pessoas fazem refeições e dormem pode ser tão relevante quanto a dieta escolhida pela pessoa.

Para chegar a essas conclusões, os avaliadores colocaram sete pessoas em quartos sem janelas por três semanas, sem o menor conhecimento de qual era o horário do dia. Durante todo o período, todas as noites os participantes dormiam 4 horas mais tarde do que na noite anterior.

Segundo o ScienceNews, esse método é equivalente a viajar pelo mundo e cruzar todos os fusos horários no período de uma semana. Tal mudança de horário permitiu que os pesquisadores avaliassem os ritmos naturais do organismo sem nenhum tipo de agente externo.

A queima de calorias em repouso variou de pessoa para pessoa. Em algumas, a máxima ocorreu por volta das 17h; outras registraram o pico às 14h e depois das 20h. Em contraponto, a faixa horária que obteve menor atividade metabólica foi das 2h às 8h, com média às 5h da manhã. A variação era esperada pelos autores da pesquisa, já que as pessoas “trabalham” melhor em diferentes períodos do dia.

A regularidade nas atividades executadas é fundamental para o sucesso na queima de calorias, independentemente do momento do dia em que o organismo atua em maior repouso. A irregularidade pode causar a interrupção dos ritmos diários do metabolismo, o que pode levar a uma menor queima de calorias. Portanto, garantir a regularidade das atividades do dia é o que vai garantir o sucesso da dieta.