ShutterstockFoto: Shutterstock

Ranking mostra as tendências fitness de 2020

Atualizado em 03 de janeiro de 2020
Mais em Notícias

O novo ano chegou e com ele vieram as tendências fitness de 2020. O American College of Sports Medicine divulgou um ranking com suas principais apostas do que deve embalar os praticantes de atividades físicas no próximo ano.

Entre os destaques da lista estão o uso de wearables, treinos em grupo e o desenvolvimento de programas de treinamento para pessoas de diferentes faixas etárias e para serem praticados em diversos ambientes diferentes.

A lista completa da ACSM tem 20 itens, entre eles alguns que já apareceram como tendências fitness dos anos anteriores.  A pesquisa da instituição é feita há 14 anos por meio de questionários online com profissionais de educação-física de todo o mundo.

As 10 maiores tendências fitness de 2020

1. Tecnologia wearable

Pela segunda vez consecutiva, os aparelhos tecnológicos dominam o primeiro lugar do ranking. A tecnologia wearable para o esporte consiste em dispositivos que podem ser usados no corpo para auxiliar em treinos e fornecerem informações sobre a saúde.

Entre os mais populares estão os smartwaches, que fornecem índices sobre o corpo e treinamento, monitores de frequência cardíaca e medidores de potência para corrida.

O uso de wearables para a prática esportiva já apareceu em primeiro lugar no ranking das tendências fitness em 2016 e 2017 e foi o terceiro lugar em 2018.

2. HIIT

Assim como os wearables, os treinamentos de HIIT, treinos intervalados de alta intensidade, estão entre as primeiras colocações do ranking da ACSM há alguns anos.

Este tipo de programa de treinamento é caracterizado pela realização de sessões intensas de exercícios seguidas por intervalos curtos  – tanto as atividades quanto os descansos têm tempos controlados.

O treinamento HIIT caiu no gosto dos praticantes de atividade física por exigirem relativamente pouco tempo de treino, auxiliarem no aumento do gasto calórico, queima de gordura e promoverem uma melhora no condicionamento físico.

3. Treinamento em grupo

Os treinamentos em grupo servem para motivar os participantes, e assim, se tornarem cada vez mais eficazes. Exercícios como bike indoor, dança, step e aulas de cardio são grandes tendências para os treinos coletivos em 2020.

4. Treinamento com peso livre

Os treinos com pesos livres envolvem outras partes do corpo além daquela que está sendo treinada, promovendo um benefício maior.

Quando são feitos exercícios com barras ou halteres, o corpo se organiza para estabilizar e distribuir seu peso, geralmente fazendo com que o core, grupo de músculos da região abdominal, também trabalhe e se fortaleça.

Neste tipo de treinamento, os instrutores começam ensinando a maneira correta de se fazer cada exercício e passam a aumentar o peso só depois que o aluno consegue realizar o movimento da maneira certa.

5. Treinar com personal 

Treinar ou malhar com o auxílio direto de um um profissional capacitado e com experiência se tornou muito frequente nas academias e deve continuar como tendência para 2020.

6. Exercício é remédio

Exercício é remédio (Exercise is Medicine, em inglês) é uma iniciativa global que apoia médicos e outros profissionais de saúde a incluir a prática de exercícios físicos na rotina de tratamentos de pacientes de diferenças doenças.

7. Treinos com peso corporal 

Outra tendência fitness para 2020 é o treino com peso corporal. Este tipo de treinamento praticamente não utiliza equipamentos, mas aposta na resistência do corpo do próprio praticante como aparelho. Por não exigir infraestrutura para sua realização, é uma das formas mais baratas de se exercitar.

8. Treinamento para idosos

O desenvolvimento de programas de treinamento para idosos está no top 10 das tendências fitness desde 2007, impulsionado pelo aumento da expectativa de vida e do período economicamente ativo das pessoas ao redor do mundo.

9. Wellness coaching 

Esta é uma tendência em crescimento e que consiste em integrar aspectos da ciência comportamental em programas de promoção de saúde e de promoção de estilos de vida saudável. O wellness coaching é um programa, geralmente individualizado, para promover apoio, estabelecimento de metas e mentoria aos clientes a partir de seus valores, necessidades e metas a curto e longo prazo.

10. Empregar profissionais certificados

O décimo item do ranking da ACSM entre as tendências é a contratação de profissionais capacitados e certificados para trabalhar nas academias. Segundo a pesquisa, a tendência vem a partir do aumento de programas de certificações e pela facilidade do acesso de seus registros nos Estados Unidos, maior mercado do mundo.

Confira a lista completa das tendências fitness de 2020 aqui.