Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Como treinar em grupo pode te ajudar na corrida

Foto: Shutterstock

A corrida é um esporte individual, mas nem por isso precisa ser praticada sozinho. Pelo contrário. Treinar corrida em grupo pode trazer muitos benefícios para atletas, especialmente para os iniciantes. Entre eles, estão o aumento da motivação e da disciplina para os treinos e provas.

Um dos grandes benefícios de participar de um grupo de corrida ou treinamento é assumir o compromisso. Quando o ‘encontro’ para o treino não é só com você mesmo, fica muito mais difícil desistir. Outro, é a oportunidade correr ao lado de atletas mais experientes para se inspirar e aprender.

“Correr em grupo faz com que os atletas criem uma motivação extra. Primeiramente, porque se torna mais fácil manter uma disciplina. As atividades coletivas, muitas vezes, parecem que passam mais rápido. Se tornam mais leves, prazerosas e confortáveis”, diz o treinador da Race Consultoria Esportiva, Ricardo Arap.

 

Leia mais

Vem Pro Corre: novidade para tirar você do sofá

O fenômeno das crews de corrida pelo mundo

Vem pro Corre faz sucesso e atrai novos corredores em SP

 

Essa lógica funciona especialmente para atletas que ainda não inseriram a corrida de forma definitiva em seu estilo de vida. Quando o fazem, começam eles a se tornarem referências para os novatos, o que também pode servir de motivação.

“Os membros passam a motivar os colegas a comparecerem aos corres e treinamentos, mesmo em dias frios e chuvosos“, analisa Arap.

Os atletas mais experientes podem usar essa experiência para os longões do fim de semana, em que a conversa com um amigo e parceiro de treino ajuda a quebrar a possível monotonia das horas consecutivas de passadas. Não à toa, é comum encontrar pequenos e grandes grupos correndo juntos na USP, aos fins de semana.

Os treinos com assessorias esportivas são apenas uma das formas de correr em grupo. Outro é participar de grupos de corrida urbanos, que estão se espalhando pelas grandes cidades brasileiras depois de mudarem a forma como as pessoas enxergam a corrida na Europa e nos Estados Unidos. 

Um deles é o Vem Pro Corre — crew que se reúne todas as terças-feiras na Praça do Ciclista, às 20h15 para correr 5 km pela avenida Paulista.

(Fonte: Ricardo Arap, treinador da Race Consultoria Esportiva – CREF: 013079 – P/Sp)

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!