Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Maratona de Santiago: saiba tudo sobre a prova na capital chilena

Foto: Reprodução

Santiago, conhecida por suas belas vistas da Cordilheira do Andes, saborosos vinhos, praias e passeios de ski, também abriga uma das principais provas de corrida da América do Sul. A capital chilena, um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros, sedia em 7 de abril a 13ª Maratona de Santiago, evento que vêm ganhando mais visibilidade de corredores e grandes empresas ligadas ao esporte.

Percurso da Maratona de Santiago

Assim como diversas outras provas, a Maratona de Santiago possui um percurso circular.Ou seja, a largada e a chegada ocorrem no mesmo local. A prova começa na Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, em frente ao Palácio de La Moneda.

Maratona de Santiago: tudo sobre a prova na capital chilena
Palácio de La Moneda (Foto: Shutterstock)

Pelo fato da largada usar as oito pistas da espaçosa avenida, a dispersão dos corredores não tarda muito.

Na primeira metade do trajeto, a prova apresenta alguns cotovelos, o que exige certo planejamento dos atletas para se desgastarem o mínimo possível ao realizarem as curvas.

Em contrapartida, o percurso é plano quase em sua totalidade. Apenas no miolo dos 42 km há uma leve subida e no fim da prova há uma leve descida.

Percurso dos 42 K da Maratona de Santiago

Após a largada, o percurso segue sentido à Avenida España por um quilômetro, onde os atletas contornarão o Parque O’Higgins. Feito isso, os corredores seguem ao quilômetro 11 pelas avenidas Manuel Matta e Grécia, onde se encontra o Estádio Nacional do Chile.

Depois, os participantes correm no sentido norte por 3 km, então seguem para o sul na Avenida Los Leones até a rua Rodrigo Araya, somando mais 5 km, para completarem a primeira metade da prova.

Maratona de Santiago: saiba tudo sobre a prova na capital chilena
Vista aérea do Estádio Nacional do Chile

Os atletas seguem para a Avenida Américo Vespucio, uma das maiores retas da prova, e permanecem nela por cerca de 10 km. Então, dirigem-se até ao quilômetro 40 pelas avenidas às margens do rio Mapocho e que contornam o Parque Metropolitano.

O final da prova é uma leve descida da Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, de volta ao Palácio de La Moneda.

Como participar da Maratona de Santiago

As inscrições para a Maratona de Santiago podem ser feitas no site oficial da prova. Além dos tradicionais 42 km, o evento oferece disputas de 10 km e 21 km.

Os valores para corredores estrangeiros que não moram no Chile variam entre 60 e 80 dólares, de acordo com a distância escolhida. Há ainda a possibilidade de se inscrever revertendo um valor para instituições de caridade, método em que o preço vai de 100 a 140 dólares.

Dicas e curiosidades da prova

Temperatura, umidade e hidratação

No momento da largada da prova, a temperatura, geralmente, é baixa e agradável para os maratonistas brasileiros. Porém, é muito comum que durante o evento o calor aumente consideravelmente. Em abril, na cidade de Santiago, as temperaturas variam entre 7°C e 23°C.

Maratona de Santiago: saiba tudo sobre a prova na capital chilena
Largada da Maratona de Santiago

A região que a cidade se encontra é bastante seca, por conta da proximidade do deserto do Atacama e da Cordilheira dos Andes, assim fazendo com que os corredores desacostumados sintam necessidade de se hidratar com mais frequência.

Como os copos distribuídos nos postos de hidratação são totalmente abertos, é comum ver os participantes parando para repôr os líquidos e sais minerais.

Divisão por tempo

Na largada, os corredores são divididos em baias de acordo com o tempo pretendido para a prova. Cada um desses setores é acessado através de ruas perpendiculares à avenida de largada – a fiscalização para evitar pipocas e atletas nos pelotões errados é dura.

Passeios e transporte

Um dos passeios clássicos de quem vai para Santiago é conhecer a Cordilheira dos Andes. Quando o tempo está limpo, é possível apreciar o ponto de diversos locais da cidade. Mas para ver de perto, é preciso pegar um transporte na capital e se deslocar até o topo dos Andes.

Na época da prova, em abril, não é inverno no Chile, porém as temperaturas não são altas o suficiente para derreter toda a neve da Cordilheira. No verão, por exemplo, é possível ver toda a vegetação e a terra característica da região.

Quem deseja passear pela cidade pode fazer uso do metrô. O sistema de Santiago está entre os mais modernos da América Latina. São 118 estações e aproximadamente 120 km de extensão – o horário de funcionamento é das 6h30 às 23h.

Maratona de Santiago: saiba tudo sobre a prova na capital chilena
Mapa do metrô de Santiago

O Palácio de La Moneda, o local de largada da prova, fica a 350 m da estação de metrô Universidad de Chile.

A linha mais utilizada pelos turistas é a L1, pois permite fácil acesso a outros pontos turísticos como o Mercado Central, a Plaza de Armas, o Centro Artesanal Los Dominicos e as Vinícolas Concha y Toro e Santa Carolina.

Exposição e entrega de kits

Assim como nas majors, a entrega dos kits da Maratona de Santiago é feita na véspera da prova em uma grande expo, que conta com a presença de stands de diversas empresas patrocinadoras do evento.

Certificado bronze da IAAF

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) concede selos de ouro, prata e bronze às provas ao redor do globo que seguem certos detalhes técnicos, e a Maratona de Santiago foi a primeira prova da América Latina a conquistar o certificado bronze e fazer parte desse seleto grupo.

Viagem e estadia no Chile

Entre os motivos da Maratona de Santiago ter caído nas graças do público brasileiro estão a proximidade física e a semelhança de fuso horário. As viagens de avião até a capital chilena levam cerca de quatro horas e, no mês de abril, o horário em Santiago é igual ao horário de Brasília.

Leia mais

Maraturismo: como a corrida de rua impulsionou o turismo no Brasil e no mundo

Maratona abaixo das 2h: cientistas apontam quem baterá a marca

Rio S-21K: turismo e corrida na Cidade Maravilhosa

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Faça parte do Clube O2 e leve uma Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!