10 dicas para controlar o ritmo na corrida sem acessórios

Atualizado em 08 de abril de 2023
Mais em Treinamento

Existe uma infinidade de dicas para melhorar a velocidade e controlar o ritmo na corrida, como prestar atenção na alimentação, que influencia (e muito) no rendimento, apostar em treinos intervalados e nos progressivos e ficar atento ao descanso adequado.

Outra maneira é apostar no controle de ritmo, um estilo de corrida que se baseia em correr entendendo o ritmo do corpo, quando você deixa de lado relógio, marcador de distâncias e metragens do percurso, e passa a dar as passadas somente por orientação do seu esforço físico ou metas específicas, sem a ajuda de nenhum material adicional.

Parece difícil ter de orientar a sua corrida apenas pelo seu corpo, mas isso faz com que você se conheça ainda mais e saiba interpretar cada mudança no seu treinamento. Para ter sucesso com este tipo de atividade, então, basta ter bom conhecimento do próprio corpo durante a corrida e também uma boa noção de ritmos e limites para não criar desgastes desnecessários.

Outro ponto importante: esse tipo de corrida pode mudar para sempre o seu estilo, já que ele tira um pouco a “neura” de tempo e distância a serem percorridos durante os treinos, assim como alivia o estresse e a tensão gerados pelo percurso. Você deixa um pouco de lado a importância dada ao pace.

Como fazer com que o seu corpo seja o seu guia?

Para conseguir deixar o GPS de lado, você terá de estipular um local inicial e final para os seus treinos, buscando sempre o seu melhor ritmo. Mantenha o conhecido pace de “cruzeiro” (quando você não está nem cansado nem com dores) e o foco na boa respiração, na postura correta e nas passadas. Assim, você aprenderá a mensurar a corrida à base de esforço.

Lembre-se de que aqueles que sabem correr sem relógio são grandes corredores, pois quando há dependência de apetrechos tecnológicos há mais dificuldade para manter ritmo e a cadência caso estejam sem esses indicadores. Por isso, treinar sem base de tempo e distância é importante para desenvolver o senso de ritmo.

10 dicas infalíveis para controlar o ritmo na corrida

  1. Não use aparelho nenhum durante o treino, pois a curiosidade irá acabar prejudicando o seu desempenho
  2. Anote as suas metas de distâncias e confira ao final de cada etapa
  3. Faça duas etapas de distâncias diferentes e com manutenção de ritmo e confirme se esteve dentro do planejado ao final de cada fase
  4. Faça a progressão de distância em três etapas para aumentar o ritmo em cada uma delas
  5. Determine os pontos de distâncias e, somente depois, refaça o percurso para verificar como foi o seu pace
  6. Crie zonas-alvo fictícias de intensidade leve, média, forte e muito forte. Isso vai ajudar a conhecer melhor o seu corpo durante a corrida
  7. Crie uma tabela para a sua respiração (pouco ofegante = ritmo lento; ofegante = ritmo ideal; muito ofegante = ritmo forçado)
  8. Para verificar se o treinamento está dando resultado, faça pequenos testes com provas de menores distâncias correndo sem relógio
  9. Evite correr com amigos fora do seu pace, isso acabará prejudicando o seu ritmo natural
  10. Varie, também, o tipo de percurso, piso, subidas, descidas para melhorar a sua força

(Fonte: Leandro Sandoval, diretor técnico e Personal Trainer da Life Training Assessoria Esportiva – São Paulo)