Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Alongamento para coluna: benefícios e 5 exercícios para corredores

Embora muitas pessoas o deixem de lado, o alongamento proporciona muitos benefícios para a saúde: diminuição da tensão muscular, relaxamento, evita o desgaste de articulações, previne lesões como estiramentos e espasmos, auxilia na recuperação após os exercícios, além de consciência corporal e postural. Para quem sofre com problemas nas costas, o alongamento para coluna é primordial. Feito com supervisão profissional torna-se ainda mais eficaz, principalmente se você possui algum problema de coluna. 

“O alongamento para coluna dinâmico, proporcionado pelo Pilates com carga, é o mais efetivo hoje em dia, pois trabalha as fáscias musculares e o alongamento muscular em si”, explica Janaína Cintas, fisioterapeuta e instrutora do VOLL Pilates Group.

Uma coluna saudável precisa de força, estabilidade e flexibilidade ter sua mobilidade preservada ao fazer qualquer atividade, seja no trabalho e nas tarefas no dia a dia, ou na corrida e na prática de esportes.

“A prevenção sempre é o melhor caminho, mais barato e mais efetivo. É melhor que o corredor reserve um dia da semana para realizar o alongamento do Pilates. Acrescente na rotina de treino, uma vez por semana um alongamento dinâmico da modalidade”, acrescenta Janaína. 

 

Leia mais

As melhores raças de cachorro para te acompanhar na corrida

Entenda a importância do ômega-3 e seus subtipos

Como escolher seus tênis de corrida e não errar na primeira compra

 

A região da lombar e da cervical são, na maioria das vezes, sobrecarregadas por causa da hipermobilidade, ou seja, são muito flexíveis. Já a região torácica, por posturas inadequadas, perde sua mobilidade, e faz com que a lombar e cervical fiquem ainda mais sobrecarregadas, levando a lombalgias, cervicalgias e discopatias.

“Sem os benefícios adquiridos no alongamento, simples movimentos esportivos ou algum agachamento feito de forma errada, podem causar dor, desconforto, lesões e algumas patologias”, explica Vanessa Miranda, professora e fundadora do Ateliê Pilates. 

Dada a importância do alongamento para coluna, confira exercícios que podem ser feitos em casa e alguns deles em um estúdio especializado, com a ajuda de um instrutor de Pilates qualificado.

5 exercícios de alongamento para coluna

Faça de 30 segundos a 1 minuto cada exercício.

1- SAW 

5 exercícios de alongamento para coluna
SAW – O primeiro da lista de exercícios de alongamento é fundamental para o corredor

Como fazer: sentado com a coluna neutra, as pernas estendidas no solo e abertas na angulação da pelve, estenda e abra os braços na linha dos ombros. As pontas dos pés devem apontar para você.

Inspire, gire o tronco para a direita, expire flexione a coluna para frente, com a cabeça em direção ao joelho direito, alcançando os dedos dos pés com a mão esquerda. Inspire na posição, e expire retornando à posição inicial. Faça a mesma sequência para o outro lado.

 

2- SPINE STRETCH  

5 exercícios de alongamento para coluna
SPINE STRETCH – O segundo exercício da lista também pode ser feito em casa

Descrição: sente-se com os joelhos estendidos e os pés apoiados nas hastes laterais. Segure a barra-torre e flexione o tronco conduzindo a barra torre para a frente. Retorne à posição inicial.

 

3- SPINE TWIST 

5 exercícios de alongamento para coluna
SPINE TWIST – O exercício de solo é facilmente executado em qualquer lugar

Descrição: sente-se com as pernas estendidas abertas na altura do quadril. Estenda e abra os braços na linha dos ombros, com as pontas dos pés apontando para você.

Inspire girando o tronco para a direita e expire retornando à posição inicial. Realizar o movimento para o outro lado. Pode realizar o giro em 3 tempos, expirando em 3 tempos.

 

4- MERMAID 

5 exercícios de alongamento para coluna
MERMAID – O exercício proporciona alongamento lateral na coluna

Descrição: sente-se de lado, segure a barra com uma das mãos e mantenha as pernas cruzadas.
Empurre a barra ao mesmo tempo em que flexiona lateralmente o quadril, levando o braço contralateral acima da cabeça. Retorne à posição inicial com a cabeça estendida.

 

5- HAMSTRING STRETCH 

5 exercícios de alongamento para coluna
HAMSTRING STRETCH – O último exercício da lista é indicado com ou sem o aparelho

Descrição: Em pé de frente para a chair, deixe os pés paralelos e as mãos apoiadas sobre o pedal. Flexione o tronco empurrando o pedal para baixo. Retorne à posição inicial.

 

*Fontes: Janaína Cintas, fisioterapeuta e instrutora do VOLL Pilates Group. 

Vanessa Miranda, professora e fundadora do Ateliê Pilates.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!