Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Correr na chuva: quatro dicas para evitar problemas

Com o verão cada vez mais próximo, treinar pode ser uma aventura. Afinal, com o aumento da temperatura as chances de uma tempestade cair são grandes – e você precisa saber o que fazer quando for correr na chuva.

Para começar, é importante entender que, ao treinar na chuva, você precisa de atenção redobrada, principalmente quando a questão são os raios. Segundo o INPE, 1.672 pessoas morreram no país atingidas por eles entre 2000 e 2013.

Apesar disso, não é preciso deixar os treinos de lado, apenas ter mais atenção. “Não é necessário deixar de correr na chuva, até porque, na maioria dos dias chuvosos, o clima é melhor e mais favorável para correr do que dias secos e quentes”, explica o treinador Ademir Paulino, diretor técnico da Ademir Paulino Assessoria Esportiva.

 

Leia mais

8 semanas para começar na corrida

10 dicas para correr em segurança

10 passos para a corrida virar um hábito

 

Veja a seguir quatro dicas para correr na chuva sem erros:

Fique longe das árvores
Durante chuvas fortes, com raios e relâmpagos, evite treinar em lugares arborizados, como parques e praças, pois estes locais tendem a atrair mais raios. Nestes dias, prefira correr no asfalto ou na boa e velha esteira. 

Cuidado com o piso
Com o piso molhado as chances de um escorregão aumentam. “Muitos corredores evitam correr na chuva com medo de escorregar. Sugiro que façam trajetos com poucas curvas, pois no plano o risco é bem baixo de cair. Nas curvas, o ritmo deve ser mais lento e a orientação é que as passadas sejam mais curtas, evitando assim o risco de cair”, diz Paulino. Além disso, cuidado ao pisar nas faixas pintadas no asfalto, pois elas ficam mais escorregadias e podem esconder buracos.

Evite pisar em poças
Ao correr em dias chuvosos é importante evitar poças por dois motivos: o primeiro é que geralmente elas escondem buracos que podem causar tombos e torções. O segundo é que, quando molhado, o tênis fica mais pesado, dificultando as passadas e podendo causar bolhas. 

Muita roupa
Por mais que você esteja treinando na chuva e queira se proteger, usar muitas roupas é um grande erro, pois o excesso de peso pode atrapalhar seu treino. “Existem bons casacos impermeáveis e leves que ajudam muito”, aconselha o treinador.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Ofertas com até 54% OFF

Compartilhe por email!