Entenda os diferentes tipos de corpos e descubra qual o seu

Atualizado em 29 de fevereiro de 2024

Para perder peso, aumentar a massa muscular ou conseguir qualquer outra alteração corporal, é claro que precisamos focar em treinos e dietas, mas o fator genético não fica para trás. Existem três tipos de somadores genéticos:

  • Ectomorfos: pessoas que tem dificuldade de ganhar peso, são magros e longilíneos;
  • Endomorfos: indivíduos que costumam acumular gordura subcutânea e tem dificuldade de controlar o peso;
  • Mesomorfos: possuem estrutura óssea grande e aparência atlética, com facilidade para ganhar massa e perder gordura.

Os híbridos naturais mais comuns são os ectomesomorfos, que têm membros longos e magros, peito e ombros largos. Assim como os endomesomorfos, que têm corpos maiores e mais musculosos.

Os endo-ectomorfos tendem a ter pernas finas, porém com armazenamento substancial de gordura central, que ocorre pelo consumo de uma dieta de baixa qualidade e sedentarismo. Esse tipo de corpo é pautado pelo comportamento e não genética.

Para todos os tipos de gordura, o exercício determina seu formato com a mudança de composição corporal. Já o exercício determina sua relação músculo-gordura, que melhorará a definição.

HIIT

Todo tipo de corpo pode se beneficiar de treinos HIIT (intervalo de alta intensidade), que duram de 15 a 20 minutos. Você queimará calorias, fortalecerá seus músculos e aumentará a frequência cardíaca.