Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Massagem desportiva: o que é, benefícios e tipos

Uma boa massagem é sempre bem-vinda quando precisamos relaxar. E quando é feita depois de um treino ou prova, a sensação de alívio pode ser maior ainda. Mas há diferenças importantes entre uma simples massagem relaxante e uma massagem desportiva, pensada para acelerar a recuperação dos atletas ou preparar o corpo para a próxima sessão de esforço intenso.

“O objetivo principal da massagem é melhorar a vascularização do tecido muscular, liberar as endorfinas e ativar a teoria das comportas que diminui a dor muscular por bloquear os estímulos que geram dor”, afirma o fisioterapeuta esportivo, Dr. Edson Santiago.

O que é a massagem desportiva?

Os primeiros registros da massagem desportiva foram encontrados nas antigas culturas grega e romana. Os massagistas daquela época a utilizavam para aliviar as dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas após as Olimpíadas antigas.

Hoje em dia, a ação possui a mesma função, porém vai além de uma recuperação. Prepara o atleta para as próximas competições.

Um fator que deve ser levado em consideração é a diferença entre esta massagem e a relaxante. A desportiva usa movimentos e manobras mais rápidas e fortes, a fim de aumentar a circulação sanguínea e recuperar com mais eficácia a musculatura corporal, enquanto a relaxante libera hormônios como a ocitocina e até a endorfina para acalmar o corpo.

Benefícios

O principal benefício da massagem desportiva é acelerar a recuperação do atleta depois de um treino ou competição, para que seus músculos estejam bem para quando precisarem ser acionados de novo. Com isso, diminui a sensação de fadiga muscular, e pode auxiliar na prevenção de lesões nos músculos e tendões, diminui a ansiedade, reduz os espasmos musculares, as aderências, os edemas, os processos inflamatórios e as dores após o treino.

A massagem desportiva é capaz também de eliminar as toxinas da musculatura, melhorar o sono, a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio e nutrientes aos músculos.

“Para os atletas de alto nível ou que praticam atividades extenuantes como triathlon e Ironman, a massagem desportiva tem se mostrado uma boa alternativa para diminuição da dor e melhora da fadiga percebida”, afirma o fisioterapeuta esportivo. “Pode ser indicado para praticantes de quaisquer atividades físicas, mas em corredores de até 10 km estudos recentes demonstraram que se tem um efeito moderado, sem melhora no desempenho e fadiga percebida”, completa.

Diferentes tipos de massagem desportiva

A massagem desportiva pode ser separada em duas categorias a partir do momento em que é realizada, antes ou depois da atividade física, e, consequentemente, do objetivo. Para as duas, no entanto, há diversas técnicas que podem ser adotadas, como a massagem trigger point, a massagem superficial e a massagem de manutenção.

Massagem pré-competição

A massagem antes das provas é feita para preparar a musculatura do atleta para o dia da competição. Possui ação tonificante, aquece os músculos, promove a vasodilatação e o aumento da circulação sanguínea, condições para fazer com que o atleta se sinta mais confiante e relaxado.

Massagem pós-competição

A massagem feita após as provas tem como objetivo principal  eliminar a fadiga muscular sentida pelos atletas. Ela atuará como um desintoxicante e é feita com movimentos de amassamento lentos e profundos.

Isso acelera a regeneração corporal e celular do atleta, além de eliminar resíduos metabólicos, por drenagem linfática, que ficam alojados no corpo.

 

Leia mais

Treino Metcon: o que é e seus benefícios para o corredor

Dicas de como lacear o tênis de corrida

Exercício unilateral: a importância para o corredor e como fazer

Fontes

Neide Marques – massoterapeuta

Dra. Fabiana Maurano Pinelli – fisioterapeuta cardiorrespiratória

Dr. Edson Santiago – fisioterapeuta esportivo, especialista em musculoesquelética e pesquisador em dor. 

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!