Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Oxigenoterapia: tratamento pode acelerar recuperação de lesões

Foto: Reprodução

O oxigênio, fundamental na respiração dos seres humanos, pode ajudar também no tratamento de lesões. A oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica realizada dentro da câmara hiperbárica e que pode ajudar atletas a se recuperarem de lesões.

Durante o procedimento, o paciente respira oxigênio puro enquanto é submetido a uma pressão de duas a três vezes maior do que a pressão atmosférica ao nível do mar.

Com a concentração de oxigênio no ambiente maior do que em condições normais, há o aumento na quantidade do gás transportado pelo sangue do indivíduo, cerca de 20 vezes o volume que circula no nível do mar. E é isso que os defensores da oxigenioterapia alegam que pode trazer benefícios.

Leia mais

Treino de força: dicas para corredores

Teste de suor: avaliação de profissionais à disposição de amadores

Aprenda a calcular o pace e melhore sua corrida

Casos em que a oxigenoterapia é utilizada

Por aumentar a concentração de oxigênio no sangue, esse tipo de tratamento pode acelerar o processo de recuperação em lesões agudas, como casos de infecções, cicatrizações, queimaduras e traumatismos.

Além disso, a oxigenoterapia pode auxiliar pessoas que têm problema de circulação nos membros ou em casos mais graves, em que parte do tecido morre, a gangrenação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH), existem 142 clínicas no Brasil filiadas à entidade. O preço das sessões varia de clínica para clínica e de acordo com o objetivo do paciente, mas o custo médio é de R$400 por sessão de aproximadamente duas horas.

O número de sessões varia conforme a gravidade da lesão.

Oxigenoterapia: tratamento pode acelerar recuperação de lesões
O “mergulho” – como é conhecida a entrada na câmara hiperbárica

A oxigenoterapia ajuda na recuperação de lesões?

Segundo um estudo do Departamento de Cirurgia Ortopédica da Universidade de Hiroshima, Japão – “Hiperbaric oxygen as an adjuvant for athletes”, a oxigenoterapia pode funcionar como um tratamento complementar para acelerar a recuperação de lesões.

“Quando um atleta sofre alguma lesão muscular, ligamentar, óssea ou de pele, ou seja, em qualquer lesão aguda, forma-se um foco de hipóxia localizada. O tratamento adjuvante com oxigenoterapia, acelera a recuperação celular e tecidual, muito importante para um atleta”, explica Márcio Aurélio Pereira de Castro, diretor-técnico da Clínica Oxylife.

O tratamento é utilizado por atletas de diversos esportes, como o lutador de MMA Patrício “Pitbull” e o tenista Novak Djokovic.

O lutador utiliza o procedimento para amenizar dores e auxiliar o tratamento de suas lesões, além de acelerar a recuperação de um round para outro. Já o tenista atribui parte de seu sucesso a sessões frequentes de oxigenoterapia na câmara hiperbárica.

*Fonte: Márcio Aurélio Pereira de Castro, diretor técnico da Clínica Oxylife, CRM: 5261956-3

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Garanta sua jaqueta do Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!