Primeira meia-maratona: veja a planilha de treino para chegar lá!

Atualizado em 24 de março de 2023

Chegou a hora de encarar a meia? Então nós te ajudamos a chegar lá! São várias as provas no calendário e, independente da sua escolha, você tem que fazer a preparação correta para chegar lá.

Se o máximo que você chegou em uma prova foi 10 km (ou um pouco mais) o principal objetivo para a primeira meia é ganhar volume para aumentar a distância (ou seja, correr por mais tempo). O foco na velocidade, neste momento, fica um pouco de lado.

Quando falamos de meia-maratona, estamos falando de cerca de 2 horas de exercício ininterrupto. Então, para conseguir aguentar essa carga, é muito importante manter a frequência nos treinos e respeitar o aumento gradativo da quilometragem”, disse Rodrigo Lacerda, diretor e treinador da Endorfina Assessoria Esportiva, em entrevista prévia.

Isso não quer dizer, contudo, que basta aumentar um pouquinho o seu longão a cada fim de semana de treino. “Para minimizar o risco de lesões, é importante estabilizar o volume de treino em alguns momentos para que seu corpo se adapte. Depois você pode voltar a aumentar a rodagem. Por isso é importante contar com uma boa orientação profissional na hora de planejar seu treinamento”.

O fortalecimento muscular também vai exigir maior atenção agora, pois as lesões costumam estar associadas a exageros. Outro fator que merece maior atenção é a alimentação. Um bom acompanhamento nutricional, além de dar energia para você conseguir realizar bem os longos volumes de treinos, vai ajudar na recomposição do organismo.

Planilha para a primeira meia-maratona

Siga a planilha de treinamento do professor da Bio Ritmo, Alessandro Brufato, para ganhar resistência e completar sua primeira meia-maratona. Parasegui-la, o ideal é contar com a orientação de um especialista, além de já ser capaz de correr provas de 10 km ou mais com tranquilidade.