Exercícios para fortalecer o core e acelerar na corrida

Atualizado em 19 de fevereiro de 2024

O core compreende a região que engloba músculos centrais do corpo, envolvendo áreas como glúteos, quadril, lombar e abdome. Para quem quer ganhar desempenho na corrida, o fortalecimento adequado da região é um princípio básico, afinal, ela é responsável pela estabilização do tronco e pela boa postura na corrida.

Fortalecer o core favorece o desenvolvimento da força muscular por trabalhar músculos posturais e reduzir o risco de lesões. Em corridas mais longas, esses músculos têm ainda mais influência, já que é comum que a fadiga se instaure no estágio final da corrida e prejudique a postura. Ou seja, quanto mais fortalecida a região, mais tempo você conseguirá manter a boa postura.

De forma geral, para trabalhar o core é importante realizar movimentos que trabalhem em conjunto a força, a resistência, a coordenação, a flexibilidade e o equilíbrio. Movimentos de puxar, agachar, levantar, erguer, empurrar, estender e flexionar trabalharão o core de maneira global.

Estabilização e mobilidade

O treinamento do core é melhor aproveitado quando feito com exercícios dinâmicos, envolvendo os sistemas de estabilização e de mobilidade de movimento, já que um depende do outro para um movimento harmônico.

Além disso, a corrida pode sobrecarregar a coluna vertebral, já que essa estrutura recebe impactos repetitivos, principalmente os discos intervertebrais. Para evitar esse problema, é fundamental enrijecer os músculos abdominais e paravertebrais (core).

Estudos mostram que o core está relacionado ao movimento da corrida e trabalho respiratório. De acordo com esses estudos os músculos do core permitem a produção de força ideal para controlar, apoiar e mover as extremidades. Assim, o exercício adequado do core pode resultar em uma melhora na resistência, na respiração e na eficiência do movimento.