Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

CrossFit Games 2018: tudo que você precisa saber sobre a competição

O CrossFit Games 2018 será a 12ª edição do maior campeonato de condicionamento físico do mundo e busca encontrar o homem, mulher e equipe mais bem condicionados do planeta. Serão cinco dias de competições e diversas provas que mesclam exercícios de levantamento de peso olímpico, ginástica, atletismo, entre outras modalidades.

No ano passado, quando o evento ainda era realizado em quatro dias, Mat Fraser e Tia-Clair Toomey levaram a melhor sobre seus adversários e levaram o título. Foi o segunda vitória consecutiva do americano e a primeira da australiana, que foi vice-campeã em 2015 e 2016.

O evento contará com a participação de seis atletas brasileiros. Pablo Chalfun venceu o Latin America Regional e colocou o Brasil pela primeira vez na categoria principal da competição. Além dele, estarão no CrossFit Games 2018 os adolescentes Luiza Marques e Lucas Pusch, e os atletas masters Renata Pimentel, Cris Tourinho e Leonardo Lima.

TUDO SOBRE O CROSSFIT GAMES 2018

OPEN – 1ª ETAPA CLASSIFICATÓRIA

O Open é a primeira e mais tradicional etapa rumo ao CrossFit Games, já que é realizada online e qualquer pessoa com mais de 14 anos pode se inscrever, independentemente do nível de treinamento. Em 2018 foram mais de 500 mil praticantes inscritos.

Foram cinco provas divulgadas às quintas-feiras, começando no dia 22 de fevereiro. Os inscritos realizam os workouts e enviam seus resultados ou vídeos de comprovação. Ao final das cinco semanas, os melhores da categoria principal irão para os Regionais e para o Online Qualifier, de acordo com o número de vagas de cada região.

REGIONAIS E ONLINE QUALIFIER – 2ª ETAPA CLASSIFICATÓRIA

Os atletas da categoria principal (18-34 anos) do Open são divididos em nove regiões diferentes, cada uma com 40 atletas individuais homens, 40 mulheres e 30 equipes. Foram cinco etapas regionais nos EUA, duas na Europa, uma no Brasil e outra na Austrália, cada uma com um número pré-definido de vagas para o Games.

As etapas regionais são presenciais e foram as últimas classificatórias para o CrossFit Games 2018, que definiram os atletas que estarão na competição. Elas aconteceram em três finais de semana entre os meses de maio de junho, com três dias de duração (sexta-feira, sábado e domingo), somando seis provas no total.

Para os atletas adolescentes e masters, a última etapa classificatória é o Online Qualifier. Semelhante ao Open, os atletas recebem quatro workouts para serem realizados em quatro dias, filmados e enviados para a organização da competição, que analisam os resultados. Apenas os 200 melhores no Open de cada grupo de idade (14-15 anos, 16-17, 35-39, 40-44, 45-49, 50-54, 55-59 e 60+) podem participar. Classificam-se para o Games os 20 melhores de cada grupo.

CROSSFIT GAMES 2018

Pelo segundo ano seguido o CrossFit Games terá como sede o Alliant Energy Center em Madison, estado de Wisconsin, nos EUA. O evento voltará a ter cinco dias de duração, começando na quarta-feira, dia 1 de agosto, e terminando no domingo, dia 5.

Dave Castro, diretor da organização e responsável por montar as provas da competição, releva em suas redes sociais dicas sobre os workouts que os atletas realizarão. Algumas provas são reveladas previamente, com semanas ou dias de antecedência. Outras, no entanto, podem ser reveladas minutos antes dos atletas realizarem.

O CrossFit Games 2018 será transmitido ao vivo no Facebook, no site oficial e também no aplicativo oficial do evento. As emissoras esportivas brasileiras ainda não informaram se irão repercutir o campeonato, seja ao vivo ou com algum programa especial.

OS CLASSIFICADOS DA CATEGORIA PRINCIPAL

EAST REGIONAL

Masculino Feminino
1. Patrick Vellner 1. Katrin Davidsdottir
2. Tim Paulson 2. Kari Pearce
3. Craig Kenney                        3. Carol-Ann Reason-Thibault
4. Alexandre Caron 4. Dani Horan
5. Marquan Jones 5. Chloe Gauvin-David

EUROPE REGIONAL

Masculino Feminino
1. Roman Khrennikov* 1. Annie Thorisdottir
2. Adrian Mundwiler 2. Laura Horvath
3. Lucas Högberg 3. Sara Sigmundsdottir
4. B.K. Gudmundsson   4. Kristin Holte
5. Frederik Aegidius 5. Camila Hellman

SOUTH REGIONAL

Masculino Feminino
1. Sean Sweeney 1. Margaux Alvarez
2. Rogelio Gamboa 2. Camille Leblanc-Bazinet
3. Brandon Luckett              3. Brista Mayfield
4. Logan Collins 4. Tennil Reed
5. Jared Anderton 5. Bethany Sahdburne

LATIN AMERICA REGIONAL

Masculino Feminino
1. Pablo Chalfun 1. Brenda Castro

CENTRAL REGIONAL

Masculino Feminino
1. Mat Fraser 1. Brooke Wells
2. Alex Anderson 2. Kristi Eramo
3. Nicholas Urankar            3. Amanda Barnhart
4. Scott Panchik 4. Michele Fumagalli
5. Saxon Panchik 5. Jennifer Smith

WEST REGIONAL

Masculino Feminino
1. Brent Fikowski 1. Alessandra Pichelli
2. Cole Sager 2. Ehea Schuerch
3. Josh Bridges 3. Chyna Cho
4. Cody Anderons 4. Rebecca Voigt
5. Mitchel Stevenson            5. Meredith Root

PACIFIC REGIONAL

Masculino Feminino
1. James Newbury 1. Tia-Clair Toomey
2. Dean Linder-Leighton 2. Kara Saunders
3. Khan Porter 3. Justine Beath
4. Royce Dunne 4. Courtney Haley
5. Zeke Grove 5. Madeline Sturt

ATLANTIC REGIONAL

Masculino Feminino
1. Noah Ohlsen                                       1. Cassidy Lance-McWherter
2. John Coltey 2. Emily Bridgers
3. Ben Smith 3. Mekenzie Riley
4. Alec Smith 4. Whitney Gelin
5. Ethan Helbig 5. Paige Semenza

MERIDIAN REGIONAL

Masculino Feminino
1. Rasmus Andersen             1. Jamie Greene
2. Elliot Simmonds 2. Lauren Fisher
3. Lukas Esslinger 3. Oddrun Gylfadottir
4. Willy Georges 4. Stephanie Chung
*Roman Khrennikov venceu o Europe Regional e conquistou a vaga para o CrossFit Games 2018 mas não obteve o visto para viajar para os EUA. Por isso, o atleta não estará na competição. Saiba mais.

 

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!