Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

5 desculpas de quem não quer começar a praticar crossfit

Todos que hoje praticam crossfit já passaram pelo período da aula experimental. Gostaram, e depois disso fizeram as aulas fundamentais para compreender essa nova modalidade, para só depois começar a ser um aluno regular. E o que fazer para descobrir se uma pessoa faz crossfit? Nada. Porque com certeza ela vai te dizer isso em algum momento.

Afinal, você não sente vontade de contar para um amigo que conseguiu terminar seu primeiro WOD dentro do tempo, ou que fez o seu primeiro Pull Up sem elástico? Ou que conseguiu perder alguns quilinhos que teimavam em ficar ali?

Os benefícios do crossfit são muitos, mas também são diversos os tabus que a recente modalidade convive diariamente. O medo da lesão e o mito que é uma prática perigosa para a saúde, por exemplo, é uma das cinco tradicionais desculpas de quem ainda evita a modalidade, como retratou a revista My Box.

 

Leia mais

9 verdades e 1 mentira sobre crossfit

O que é WOD? Entenda a linguagem do crossfit

Veja 5 fotos de mulheres atletas antes e depois do crossfit

 

1. É muito caro

O CrossFit como conhecemos não é um esporte, mas sim uma marca registrada. Para que uma academia (ou box, como é conhecido o local de treinamento) possa usar esse nome, é preciso pagar pelos direitos de uso do nome. Além disso, todo profissional de educação física que deseja dar aula em um box oficial deve ter ao menos um certificado da organização, o que também gera custo e justifica o preço alto.

Mas além das justificativas do valor, podemos falar dos benefícios. O ganho de massa magra e a perda de gordura corporal, melhoria no condicionamento físico e na resistência cardiorrespiratória, sem falar do espírito coletivo e da competitividade sadia. Transforme o gasto financeiro num investimento na sua saúde.

2. Não tenho tempo suficiente

Uma desculpa muito parecida com a primeira. Se você parar para pensar nos benefícios que uma prática esportiva como o crossfit pode te trazer, você conseguirá um tempo na sua rotina para isso.

Aliás, é aí que entra o crossfit. É o momento do dia em que você sai da sua rotina, deixa de lado suas preocupações e passa a cuidar de você e tem a sensação boa de cumprir com o que foi determinado em um WOD. Caso seja um iniciante, pode praticar algumas vezes na semana, não necessariamente todos os dias.

3. Não estou preparado fisicamente

Nem todos os praticantes de crossfit eram atletas antes de começar a modalidade. Logo, esse desculpa “não cola”. Muito pelo contrário, o crossfit aliado à outras práticas saudáveis pode tirar pessoas do sedentarismo e promover melhoras significantes na saúde do praticante.

Pode ser difícil para convencer uma pessoa inativa a começar no crossfit. Mas vale lembrá-la de que essa modalidade trabalha com adaptações para todos os exercícios, pois um bom coach pode – e deve – adaptar cargas e movimentos de acordo com a capacidade de cada aluno, até que ele possa realizar tais exercícios da maneira correta e sinta a sensação de vitória e superação.

4. É um esporte perigoso

O maior dos mitos do crossfit é de que a modalidade é perigosa e causa lesões. Por ser uma prática recente e, sinceramente, com poucos estudos com profundidade sobre o tema, ainda convive com visões superficiais e preconceituosas.

Algumas dessas, inclusive, já foram quebradas. Especialistas provaram que, comparando o número de lesões a cada 1000 horas praticadas, o crossfit é menos lesivo que futebol, basquete e squash, por exemplo. Além disso, todas as aulas de crossfit contam com uma etapa técnica, onde os praticantes aprendem passo a passo a realizar os movimentos evitando problemas físicos.

5. Não parece legal

Qual o seu objetivo ao procurar uma prática esportiva? Ter hábitos saudáveis, melhorar o condicionamento físico, ter uma distração, ou somente a diversão? O crossfit pode te trazer tudo isso, sim.

A motivação, a superação dos limites e principalmente a coletividade é o que torna essa prática divertida. Poder competir, de maneira saudável, com um colega de treino e comparar os resultados ao final do dia é uma das provas de que aquele pode ser um dos momentos mais alegres do seu dia.

Calendário

Encontre um evento perto de você!

Compartilhe por email!