Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

5 tipos de exercício para fazer no ambiente de trabalho

Encontrar um tempinho para se exercitar pode parecer complicado em meio a uma semana corrida com uma rotina intensa de trabalho, estudos, afazeres diários e vida familiar. A boa notícia é que há muitos exercícios simples que podem ser feitos no próprio ambiente de trabalho e que podem diminuir o estresse físico causado pela rotina do escritório.

A prática desse tipo de atividade ajuda o corpo a se manter saudável, melhora a disposição e pode até melhorar seu rendimento no trabalho. A maioria destes exercícios não exige nem que você saia do seu lugar, embora especialistas recomendem que se levante da cadeira de trabalho a cada meia hora para uma voltinha rápida, mantendo assim o corpo ativo e em movimento.

5 tipos de exercícios para fazer no ambiente de trabalho

Subida de escada

Se o seu local de trabalho possui escadas, saiba que subir e descer degraus melhora a resistência , fortalece os músculos da coxa e dos glúteos e ajuda a reduzir a pressão alta e o colesterol. Troque o elevador pelas escadas em alguns momentos do dia, principalmente para deslocamentos curtos, de um andar ou dois.

Alongamento dos punhos

Quem passa muito tempo em frente ao computador digitando pode ter os músculos das mãos tensionados. Por isso, alongar os punhos, as mãos e os braços irá relaxar a região e diminuir as chances do surgimento de dores. 

Estique um dos braços para frente com os dedos apontando para baixo e a palma da mão para fora. Apoie a outra mão na altura dos dedos e puxe a mão estendida para trás. Mantenha por cinco segundos e depois mude para o outro braço. 

Exercícios para as pernas

Quando você estiver em pé, seja na fila do banheiro, do café ou conversando com alguém, aproveite e alongue suas pernas. Levante uma das pernas para trás, segure o pé levantado com uma das mãos e mantenha-se na posição por cinco segundos. Repita o mesmo processo com a outra perna. 

Outro alongamento para os membros inferiores pode ser feito sem sair da sua cadeira: a elevação das pernas. Tire os seus pés do chão e deixe a perna esticada por cinco segundos antes de retornar para a posição original. Repita o movimento cinco vezes.

Alongamento de panturrilha

Para este exercício você também não precisa sair do seu lugar. Sente-se na ponta da cadeira e mantenha as pernas em uma posição de 90 graus, como na imagem. Mantenha a coluna reta e as mãos sobre as pernas. Lentamente levante os calcanhares do chão até que apenas os dedos estejam apoiados no chão. Fique por dois segundos na posição e volte para a posição inicial. Repita cinco vezes.

Exercícios para os ombros e pescoço

 

Um bom exercício para os ombros pode aliviar a tensão na região, que pode ser alvo de dores. Sentado na ponta da cadeira, mantenha a coluna reta e agarre o assento da cadeira, jogando os ombros para trás o máximo possível. Segure por dez segundos e relaxe. Repita o movimento cinco vezes.

 

Para aliviar a tensão no pescoço, ponha as suas mãos na testa e pressione a palma das mãos empurrando a sua cabeça para trás. Faça uma força contrária para alongar os músculos da região. Repita este exercício com as mãos na parte de trás da cabeça e fazendo uma força contrária à das mãos.

Leia mais

As diferenças no fortalecimento muscular para cada distância na corrida

Treino Metcon: o que é e seus benefícios para o corredor

Exercício unilateral: a importância para o corredor e como fazer

 

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!