Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Variar os estímulos é uma estratégia para perder peso

Foto: Shutterstock

Quem não gostaria de uma fórmula mágica ou um tipo de treino para emagrecer mais rápido? Entretanto, ainda não criaram tal milagre fitness. 

O exercício físico aliado à alimentação saudável continua sendo o melhor caminho para se emagrecer e manter o peso com saúde. Com conhecimento e acompanhamento de um profissional, é possível potencializar diversos treinos e acelerar a queima calórica.

 “Qualquer estímulo com peso, resistência externa e até exercícios funcionais com o próprio peso corporal aumentarão o gasto energético e, consequentemente, a queima de gordura”, explica Cássio Fidlay, treinador e personal trainer de São Paulo (SP). De acordo com Fidlay, quanto mais desenvolvida for a sua massa muscular, mais gordura será queimada. Treinar, portanto, é essencial para ficar em forma, além de variar o estímulo para não deixar o corpo na zona de conforto. 

Fazendo musculação você ganha massa magra, o que faz com que queime mais calorias fazendo qualquer atividade; no entanto, não faz ninguém perder gordura, nem “ficar grande”. “Provavelmente você está comendo errado. Então, antes de treinar para emagrecer é fundamental fazer uma dieta com um nutricionista”, comenta o personal trainer. 

Os melhores exercícios para emagrecer

Os exercícios mais indicados para perda de peso são os chamados de biarticulares. Agachamento, leg press, afundo, avanço, supino, puxada nas costas são exemplos. “Eles são os melhores para queima de gordura porque trabalham duas articulações e movimentam mais o corpo, que consegue trabalhar com carga e intensidade maiores”, sugere Cássio. 

 

HIIT, tabata e outros protocolos de treino de alta intensidade entram na lista de treino para emagrecer?

Eles promovem maior queima calórica, sim. Os treinos de alta intensidade, conhecidos como HIIT, são na verdade protocolos de treinamento. “São intervalados de alta intensidade, métodos que potencializam o estímulo, ou seja, seu corpo vai sempre ao limite ao invés de se acostumar com as mesmas 3 séries de 15 repetições”, continua ele.

Em algumas academias é possível fazer vários tipos de aulas direcionadas para essa perda de peso, fora da sala de musculação. Race Boot Camp e Grit, aulas exclusivas da Bio Ritmo; Just Run Club, uma academia que faz treinos na esteira e funcional, usando protocolos de HIIT; entre outras academias do gênero que lançaram aulas especiais que prometem queima calórica rápida. “Todas elas têm a pegada do protocolo HIIT ou de similares, treinos que visam ir até o limite por um curto período de tempo, descansar rapidamente e repetir a série até a exaustão mesmo”, explica Cássio. 

 

Leia mais

10 passos para ganhar massa muscular

20 regras de ouro para ter uma vida longa na corrida

5 exercícios de academia essenciais para a corrida

 

Fonte: Cássio Fidlay, treinador e personal trainer, de São Paulo (SP).

 

 

 

Clube O2

Economize ainda mais com o Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!