Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

5 melhores suplementos para corredores e quando usá-los

Uma alimentação saudável, com boas fontes de nutrientes e adequada em quantidade energética, é o primeiro passo para o bom rendimento no esporte. A suplementação vem, portanto, como um complemento para quem já tem o resto da dieta organizada.

A seguir, o nutricionista esportivo técnico da Integralmédica Humberto Nicastro e a nutricionista clínica Haline Dalsgaard explicam a funcionalidade de 5 melhores suplementos para corredores e dão dicas de quando usá-los.

1. Isotônicos
Parte importante da lista de suplementos para corredores, os isotônicos são repositores de minerais. Eles são importantes para repor a glicose, sódio, potássio e outros minerais que se perdem com o suor durante a atividade física, além de manterem a hidratação durante a corrida.

Quando usar?
Recomenda-se o uso em atividades mais longas, acima de 1 hora de duração, ou em treinos menores, mas em dias muito quentes, por conta da transpiração.

 

Leia mais

3 formas de adicionar treinos de velocidade em sua rotina

Praticar exercícios físicos pode ser fonte de juventude, diz estudo

4 benefícios da corrida de rua para a sua vida

 

2. Whey Protein
A proteína é essencial para a reconstrução muscular e óssea. O whey protein, um suplemento à base de proteína do soro do leite, oferece alta quantidade do nutriente por porção, que é absorvido rapidamente pelo organismo.

Quando usar?
O melhor horário para consumir o whey protein é após o treino e no café da manhã, já que estes são os horários em que o corpo mais precisa de proteínas.

3. BCAA
BCAA é uma sigla em inglês para aminoácidos de cadeia ramificada (branch chain amino acids) que são: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Esses aminoácidos auxiliam na reconstrução muscular, favorecem o atraso da fadiga durante treinos e ainda previnem a perda de massa magra (músculos) depois de corridas intensas.

Quando usar?
A indicação diária varia entre 2 a 10 gramas em dose única ou distribuídos meia-hora antes e até meia-hora depois da atividade.

4. Maltodextrina e géis de carboidrato
São carboidratos de rápida absorção que fornecem energia rápida para o organismo e também auxiliam na síntese proteica (levar a proteína para os músculos).

Quando usar?
A recomendação de uso é de 30 gramas a cada hora de treino e de 10 a 20 gramas após a atividade. Esses suplementos podem ser encontrados em forma de gel ou em pó para misturar com água.

5. Glutamina
Assim como o BCAA, a glutamina é um aminoácido importante para o organismo. Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, favorecendo o combate a doenças e infecções.

Quando usar?
A qualquer momento do dia seguindo a quantidade indicada pelo fabricante.

Clube O2

Escolha já seu Frequencímetro!

Compartilhe por email!