Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Os benefícios de tomar água com limão de manhã

Foto: Shutterstock

O consumo de água com limão pelas manhãs, em jejum, é uma prática recomendada pela medicina indiana (Ayurveda) e começou a ser adotada por muita gente que não, necessariamente, segue os preceitos orientais. A mistura destes dois ingredientes simples ajuda a aumentar a imunidade e ativa o metabolismo.

O limão é cítrico e ácido, mas em nosso corpo funciona como um alcalinizante. “Quanto mais alcalino o sangue, melhor, porque a maioria das doenças tem relação com a acidificação sanguínea. Açúcar, farinha branca, proteína em excesso, alimentos industrializados e refrigerante, por exemplo, acidificam o sangue. O limão faz o contrário”, explica Bianca Innocencio, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa.

A mistura de água com limão ativa o metabolismo e o sistema imunológico e tem propriedades diuréticas e antioxidantes, além de hidratar o corpo e auxiliar no emagrecimento. A fruta cítrica é reconhecida por ajudar na digestão e na eliminação de substâncias inúteis ao organismo, na absorção e na reabsorção de nutrientes e na produção de algumas vitaminas do complexo B. 

E ter uma boa digestão ajuda a manter um intestino saudável, o que também está relacionado a mais vitalidade e bom humor.

Como preparar a água com limão

Para que a mistura tenha mais eficácia, é importante que a água esteja morna. O líquido nestas condições também acelera o funcionamento do intestino pela manhã e tem seu efeito potencializado pela mistura com a fruta.  

“Em um organismo saudável, os desequilíbrios desaparecem de forma natural, por meio do seu próprio poder de cura e regeneração. A água com limão auxilia o organismo a se restabelecer de forma natural”, explica Bianca Innocencio.  

A receita é simples. De manhã, ainda em jejum, esprema meio limão em um copo e complete com água morna. Beba a mistura e espere, de preferência, 30 minutos para tomar o café da manhã. Algumas pessoas adicionam mel, sal, ou especiarias à receita básica de água com limão.

 

 

Leia mais

Chá para aliviar dores musculares

Cúrcuma: raiz fortalece imunidade e alivia dores musculares

Alimentos ricos em proteína para substituir a carne

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!