Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Água com limão: conheça os benefícios do consumo diário

Foto: Shutterstock

O consumo de água com limão pelas manhãs, em jejum, é uma prática recomendada pela medicina indiana (Ayurveda) e começou a ser adotada por muita gente que não, necessariamente, segue os preceitos orientais. A mistura destes dois ingredientes simples ajuda a aumentar a imunidade e ativar o metabolismo.

Benefícios da água com limão

Limpeza e saúde intestinal

A água com limão é capaz de melhorar a atividade intestinal, assim tornando mais eficaz a eliminação de resíduos e substâncias inúteis ao organismo.

Além disso, ajuda na absorção e na reabsorção de nutrientes e na produção de algumas vitaminas do complexo B. 

Ter uma boa digestão ajuda a manter um intestino saudável, o que também está relacionado a mais vitalidade e bom humor.

Desintoxicação do fígado

Um dos órgãos mais delicados do corpo humano é o fígado, visto que o abuso de sua operação, ao longo dos anos, pode ser fatal.

Porém, um dos benefícios da água com limão é ajudar na limpeza desse órgão, através dos diversos desintoxicantes e nutrientes presentes no suco.

Além disso, a vitamina C presente na bebida age como um antioxidante no organismo.

Propriedades anticancerígenas

O câncer é uma doença muito complicada de ser tratada. Porém, o limão apresenta mais de 20 compostos anticancerígenas, assim sendo capaz de auxiliar no retardo e impedimento da disseminação de células afetadas.

Previne gripes e resfriados

Como dito anteriormente, o limão é uma fruta rica em vitamina C e esse composto é capaz estimular as defesas do organismo, assim auxiliando tanto na prevenção como no tratamento de gripes e resfriado.

Facilita a circulação sanguínea

O limão é cítrico e ácido, mas em nosso corpo funciona como um alcalinizante, ou seja, atua como um regulador da acidez do sangue.

“Quanto mais alcalino o sangue, melhor, porque a maioria das doenças tem relação com a acidificação sanguínea. Açúcar, farinha branca, proteína em excesso, alimentos industrializados e refrigerante, por exemplo, acidificam o sangue. O limão faz o contrário”, explica Bianca Innocencio, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa.

O limão possui um alto nível de hesperidina, o consumo regular dessa substância fortalece as paredes dos capilares — que são vasos sanguíneos de diâmetro reduzido.

Além disso, faz com que as artérias tenham mais elasticidade, assim evitando a coagulação sanguínea.

Como preparar a água com limão

A receita é simples. De manhã, ainda em jejum, esprema meio limão em um copo e complete com água morna. Beba a mistura e espere, de preferência, 30 minutos para tomar o café da manhã. Algumas pessoas adicionam mel, sal, ou especiarias à receita básica de água com limão.

Para que a mistura tenha mais eficácia, é importante que a água esteja morna. O líquido nestas condições também acelera o funcionamento do intestino pela manhã e tem seu efeito potencializado pela mistura com a fruta.  

“Em um organismo saudável, os desequilíbrios desaparecem de forma natural, por meio do seu próprio poder de cura e regeneração. A água com limão auxilia o organismo a se restabelecer de forma natural”, explica Bianca Innocencio.  

Leia mais

Chá para aliviar dores musculares

Cúrcuma: raiz fortalece imunidade e alivia dores musculares

Alimentos ricos em proteína para substituir a carne

Fonte: Bianca Innocencio, nutricionista clínica funcional – CRN: 03100795

Clube O2

Já garantiu sua Jaqueta do Clube O2?

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!