Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Batata-doce: aposta (certa!) para os corredores

Foto: iStock

Famosa entre os corredores que querem potencializar a dieta – e a corrida – a batata-doce pode ser uma boa fonte de fibras e vitaminas antioxidantes, como o betacaroteno, que combate os radicais livres que induzem ao envelhecimento precoce, além de fazer bem para a visão.

 

Outros benefícios da batata-doce

O alimento, que também é fonte de energia para o trabalho muscular, ajuda a evitar lesões relacionadas à corrida e atua na defesa do organismo. Seu baixo índice glicêmico proporciona uma digestão mais lenta e aumenta a sensação de saciedade. Além disso, o processo lento da digestão evita picos de insulina, que podem gerar acúmulo de gordura localizada.

Como a batata-doce é rica em betacaroteno, ela atua com excelentes antioxidantes que combatem os radicais livres formados com a prática esportiva, fazendo com que você tenha disposição de sobra na hora de correr ou de praticar outra atividade.

 

Leia mais

Maca peruana: benefícios e modo de consumir

Qual é o tipo de sal mais saudável?

5 melhores suplementos para corredores e quando usá-los

 

Como consumir?

Para os corredores, o ideal é consumir a batata-doce de duas maneiras:

– Com antecedência a treinos curtos (de 5 km a 10 km): comer com um tempo de diferença (duas horas, pelo menos) para o início de um treino. Isso garante a manutenção do estoque de glicogênio (açúcar no corpo) para a execução da atividade física, sem estimular o acúmulo de gordura.

– Antes de treinos e corridas mais longas (acima dos 10 km): como a liberação dos carboidratos no sangue é mais demorada, faz com que o corpo tenha energia por mais tempo durante a prática do exercício.

Outra opção é misturá-la ao arroz branco, massa de trigo branco e pão francês em sua dieta. É de rápido preparo e pode até ser consumida no café da manhã, com mel e canela, por exemplo. Para aproveitar melhor seus nutrientes, cozinhe-a com a casca. Assim, você aproveita mais as fibras.

Receita de purê de batata-doce light (1 porção)

  • 130 g de batata-doce
  • 1 colher de chá de requeijão light (10g)
  • 2 colheres de sopa de leite desnatado

Cozinhe as batatas. Amasse com um garfo. Misture o leite e o requeijão até que o purê incorpore a consistência de sua preferência.

(Fonte: Andre Pellegrini, nutricionista do Instituto do Atleta, em São Paulo/Luciana de Oliveira, nutricionista esportiva em Porto Alegre)

Clube O2

Últimos dias da Black Week Clube O2!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!