Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Chá preto: conheça suas origens, benefícios e como prepará-lo

Foto: Shutterstock

Extraído da planta Camellia sinensis, assim como o chá verde, o chá preto é um ingrediente com grande quantidade de nutrientes e que faz parte da dieta de países como a China há milhares de anos.

A presença de flavonoides, taninos e polifenóis, substâncias com poder antioxidante, o auxílio na função digestiva e contra o surgimento das doenças cardiovasculares são alguns dos principais benefícios do consumo da bebida.

O que difere o chá preto do chá verde é a fase de colheita da planta e o tempo de fermentação da folha, sendo o chá preto de colheita mais tardia e de fermentação mais longa. Atualmente, a Índia é conhecida por produzir o chá preto de melhor qualidade no mundo.

Nutrientes

O chá preto possui uma grande quantidade de cafeína comparado a outros tipos de chá. Além disso, a bebida também conta com flavonoides, taninos e polifenóis, compostos com ótima ação antioxidante. A presença dessas substâncias confere ao chá preto a capacidade de proteger as células sadias do nosso organismo contra o envelhecimento precoce, neutralizando a ação oxidante dos radicais livres.

beneficios do chá preto

Benefícios do chá preto

Emagrecimento

O chá preto é, sobretudo, muito pouco calórico, com uma xícara contendo pouco mais de duas calorias. Devido às altas taxas de cafeína, sua ingestão leva a um aumento do metabolismo, facilitando a quebra de gorduras.

Além disso, a presença de polifenóis atua na redução do apetite. O chá preto também é excelente diurético, reduzindo o inchaço pela retenção de líquido.

Mas é preciso tomar cuidado com a dose. O consumo excessivo pode causar a perda de eletrólitos (efeito desmineralizante).

Termogênico 

Também pela grande presença de cafeína, a bebida desempenha papel de termogênico natural quebrando gorduras e concedendo energia a quem a consome.

Prevenção de doenças cardiovasculares

Além de atuar na regulação do apetite, os polifenóis impedem a oxidação do colesterol ruim – o LDL. Esse tipo de lipídio é um dos principais desencadeadores de aterosclerose. Logo a redução da concentração no organismo representa menor risco de doenças no coração.

Auxílio na digestão 

A cafeína presente no chá estimula a secreção do ácidos digestivos, favorecendo o processo da digestão em nosso organismo. Devido a esse fator, pessoas com quadros de gastrite, úlcera e refluxo devem limitar seu consumo a pequenas doses, ou até evitá-lo.

Saúde mental

A bebida é rica em L-teanina, aminoácido responsável pelo aumento de neurotransmissores como o GABA, serotonina e dopamina, atuantes na regulação do humor e controle da ansiedade;

Riscos 

Devido às altas concentrações de cafeína, seu consumo excessivo pode acarretar em um aumento da pressão arterial, excitação, ansiedade, agitação, dores de cabeça e, principalmente, insônia.

A planta Camellia sinensis, se consumida em abundância, pode provocar toxicidade por excitação do sistema nervoso, acarretando em convulsões, cefaleia e taquicardia. Por isso, é recomendado o consumo diário de no máximo 300 ml de chá preto.

Leia mais

Cafeína ajuda nos treinos, mas não é solução mágica

6 chás que podem fazer (muito) bem à saúde

Chá verde: benefícios, como consumir e contraindicações

Como preparar

Diferentemente do verde, que tem temperatura de infusão de 70°C, o chá preto requer mais calor, aproximadamente 95ºC, por dois a cinco minutos.

Caso permaneça períodos mais longos em temperaturas tão elevadas, o sabor do chá tende a ficar mais amargo.

Como conservar

A folha de chá tem duração média de um pouco mais de um ano, porém com o tempo pode se perder o sabor e o aroma. Com intuito de manter essas propriedades por mais tempo, o ideal é conservá-la em recipientes herméticos ou em latas fechadas, protegida da luz, umidade e calor.

Chá preto tropical

Ingredientes

– 1 sachê de chá preto
– 1 colher de chá de mel
– 1 limão siciliano
– 500 ml de água
– Cubos de gelo

Modo de preparo

Prepare o chá preto em 250 ml de água e guarde o restante na geladeira. Misture a água gelada com o chá quente, acrescente o limão espremido e o mel. Coe e sirva com cubos de gelo.

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!