Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Aumentar o consumo de fibras pode reduzir o risco de doenças do coração

Foto: Shutterstock

Um novo estudo encomendado pela OMS e publicado na revista médica The Lancet mostrou que caprichar no consumo de fibras e grão integrais pode reduzir o risco de morte causada por derrames, diabetes tipo 2, câncer de cólon e doenças cardiovasculares em até 24%.

Ao encontrar uma redução de 15% a 30% na mortalidade por doenças cardiovasculares, a pesquisa também notou que a maioria das pessoas não está ingerindo a quantidade ideal do nutriente (são menos de 20 g diárias no cardápio) —  o consumo é de, no mínimo, 25 g por dia, segundo os pesquisadores.

Há ainda outros benefícios: redução de peso e dos níveis de colesterol no sangue, caso o indivíduo ingira a quantidade recomendada.  

 

Leia mais

As melhores dicas de alimentação saudável, segundo a OMS

Diminuir carne vermelha por um mês já reduz risco de ataque cardíaco, diz pesquisa

Conheça os tipos de fome e o que comer à noite

 

Após a análise, o estudo sugeriu que se 1.000 pessoas substituíssem uma dieta pobre em ingestão de fibras (menos de 15g), por uma rica no nutriente (entre 25g e 29g), 13 mortes e 6 casos de doenças cardiovasculares seriam evitados.

O estudo ressalta que para chegar nesses resultados, foram monitorados participantes inicialmente saudáveis por duas décadas.

Veja aqui uma lista de alimentos ricos em fibras para incluir em sua dieta

 

 

 

 

Clube O2

Combo 2 em 1 Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!