Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Leite dourado: receita e benefícios do golden milk

Foto: Shutterstock

Uma das tendências da nutrição de 2018 é o golden milk. O leite dourado, como é conhecido aqui no Brasil, é uma receita que tem origem na medicina indiana (ayurveda), mas que se espalhou pelos quatro cantos do mundo nos últimos anos, devido aos propagados benefícios para a saúde. 

O leite dourado é preparado com bebida vegetal (leite de coco, aveia, ou castanhas por exemplo), cúrcuma (açafrão-da-terra) e outras especiarias.  Em algumas versões, a receita conta com canela, gengibre, cardamomo, pimenta preta e óleo de coco.

A cúrcuma é a “estrela”  por seus poderes anti-inflamatórios e antioxidantes que aumentam a imunidade, devido à presença da curcumina em sua composição.  Algumas pessoas que tomam o leite dourado, dizem que ele ajuda a dormir melhor também. 

 

 

Leia mais

Cúrcuma: raiz fortalece imunidade e alivia dores musculares

"Remédio no prato": receitas com superfoods

Corpo blindado: suco bom para imunidade

 

Receita de golden milk

A receita é simples e fácil de fazer em casa, mas algumas marcas já estão comercializando versões do leite dourado.A primeira parte do processo é preparar uma pasta de cúrcuma, que será adicionada a outros ingredientes para virar o golden milk – na geladeira ela dura até 15 dias.

Se achar que a quantidade preparada não será consumida em duas semanas, é possível congelar parte da mistura. Aí é só tirar do freezer um dia antes de preparar a receita.

Pasta de cúrcuma

Ingredientes

    • Meia xícara de água filtrada;
    • ¼ de xícara de cúrcuma em pó;
    • Meia colher de chá de pimenta preta;
    • 2 cm de gengibre ralado ou cortado em pedaços

Modo de preparo

Numa frigideira, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando a mistura formar uma pasta, desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque a pasta em um pote de vidro tampado.

Golden Milk

Ingredientes

  • 1 xícara de bebida vegetal (leite de coco, amêndoas ou castanha de caju);
  • 1 colher de chá de óleo de coco;
  • 1 colher de chá de pasta de cúrcuma;
  • Mel a gosto (só adicione o mel depois de tirar o leite dourado do fogo. Segundo a ayurveda, aquecer o mel retira suas propriedades medicinais).

Modo de preparo

Em uma panela adicione o leite de coco, a pasta de cúrcuma e deixe a mistura no fogo baixo mexendo sempre até começar a ferver. Em seguida, desligue. Adicione mel a gosto. 

Clube O2

Economize nas provas e escolha seu frequencímetro!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!