Café da manhã vegano: benefícios, como adotar e receita prática

Atualizado em 13 de janeiro de 2023
Mais em Nutrição

Um café da manhã vegano pode trazer muitos benefícios por se tratar de uma alimentação mais leve e mais “fácil” para o organismo absorver os nutrientes. Durante a noite, mesmo em repouso, o corpo continua em atividade e consome calorias para manter e restaurar o equilíbrio de suas funções. Nesse processo, o corpo consome calorias da reserva de nutrientes, mas a quantidade é menor devido à falta de movimento.

Ao acordar, é necessário nutrir o organismo para que funcione durante todo o dia. A alimentação baseada em vegetais, frutas e sem proteína animal é mais alcalina, além de proporcionar uma digestão mais leve e absorver melhor os nutrientes. Gosto de falar que é um banho nutritivo para nossas células”, explica Camila Barella, nutricionista funcional e esportiva.

O maior desafio da transição de uma alimentação onívora (que se consome alimentos variados, tanto de origem animal como vegetal) para vegetariana é mudar o olhar para os alimentos e saber qual será sua fonte proteica, segundo Barella. Durante a mudança de hábitos, é necessário um período de adaptação, em que é preciso “sair do automático” e se adaptar aos poucos à nova dieta.

Algumas opções de proteínas veganas podem ser usadas nas refeições, principalmente no café da manhã, como substituição das carnes, entre elas: pasta de grão-de-bico (hommus), panqueca de grão-de-bico, flocos de aveia, quinoa, mingau, tofu e pastas de castanhas/sementes. O iogurte tradicional pode ser substituído por um pudim de chia com leite de coco, por exemplo.

Receita prática de café da manhã vegano

Tofu mexido com cúrcuma

Ingredientes 

  • Tofu orgânico firme (250g)
  • ½ cebola
  • 1 colher (sopa) de ghee (ou azeite)
  • 1 dente de alho
  • 1-2 colheres (chá) de cúrcuma em pó
  • Uma pitada de cominho
  • Uma pitada de orégano
  • Sal marinho a gosto
  • Gotinhas de limão

Modo de preparo

Aqueça a manteiga ghee em uma frigideira média, em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e refogue por dois minutos. Acrescente o restante dos temperos e refogue por mais alguns segundos. Amasse o tofu com um garfo e adicione à frigideira. Mexa bem. Ajuste o sal e finalize com gotinhas de limão.

*Fonte: Camila Barella, nutricionista funcional e esportiva – CRN 24057.