Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Damasco: ótima fonte de nutrientes e aliado contra a retenção hídrica

Foto: Shutterstock

Fontes abundantes de energia, os frutos secos são cada vez mais recomendados para os lanches e refeições intermediárias de quem quer perder peso.

Um dos mais indicados pelos nutricionistas, seja pelo sabor ou por suas propriedades, é o damasco, fruto que teve origem na China e é cada vez mais popular no Brasil.

Conhecido como um poderoso antioxidante, o damasco ajuda a combater o câncer, auxilia quem sofre de prisão de ventre e melhora o funcionamento do sistema imunológico.

É rico em vitamina A, tiamina, riboflavina de niacina essencial e ácido ascórbico, características que o tornam essencial para a boa visão e pele saudável.

“O damasco é uma ótima fonte de nutrientes facilmente negligenciados e que fazem muita diferença na qualidade de funcionamento da máquina que é o nosso corpo. Além de ter uma quantidade relativamente baixa de carboidratos (11 gramas para cada 100 gramas), é fácil de carregar e contém baixo teor de água em relação a uma fruta normal”, explica a nutricionista Mariana Klopfer, da clínica Nutricius.

A alta quantidade de fibras proporciona saciedade, principalmente quando o damasco é combinado com oleaginosas.

Assim, uma alternativa interessante é consumi-lo junto com nozes, castanhas e macadâmia, por exemplo.

Tipos de damasco

O cultivo do damasco no Brasil é escasso, mas, da Turquia à Ásia Central, o fruto possui uma série de variações. Na América do Sul, a Argentina distribui damasco para os países vizinhos.

“O damasco turco tem coloração amarela clara, textura macia e sabor adocicado. Já o argentino tem um aspecto rugoso, coloração mais escura e sabor mais azedo”, diz Klopfer.

Até chegar a sua versão mais conhecida (seca), o damasco passa por um processo de desidratação, ganha um prazo de validade maior e não exige tantos cuidados com seu armazenamento.

O damasco fresco, em contrapartida, tem volume de importação reduzido e é difícil de ser encontrado no Brasil.

Aliado contra a retenção hídrica

Se você deseja diminuir a sua retenção hídrica corporal, considere o damasco um aliado.

100 gramas do fruto tem aproximadamente 1300 miligramas de potássio, arma que, segundo a nutricionista Elaine de Pádua, é poderosa para quem tem acúmulo de líquidos no corpo.

“Quando as pessoas têm uma retenção hídrica muito grande, é porque há falta de potássio. A ingestão de frutos secos colabora para que isso não aconteça. Só não se pode exagerar no consumo”, afirma a nutricionista.

“O excesso na ingestão pode soltar o intestino e dar gases”, lembra Klopfer.

Quantidade de calorias

Como outros frutos secos, o damasco deve ser consumido com moderação por sua quantidade de calorias — 100 gramas do alimento contêm mais de 230 calorias.

Leia mais

Alimentos com baixo índice glicêmico: o que você deve saber sobre eles

Pitaya, a fruta que ajuda a evitar dores e fadiga muscular

Pré-treino natural: alimentos que funcionam como termogênicos

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!