Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Tâmara: fruta ajuda a evitar fadiga muscular e o cansaço

Foto: Shutterstock

Quem gosta de um docinho sabe o quanto é difícil manter-se longe das tentações açucaradas, mas é possível “enganar” o paladar com opções mais saudáveis, como a tâmara, uma fruta de sabor bem adocicado, rica em fibras e vitaminas – e que pode ser especialmente benéfica para os corredores, já que pode atuar contra o cansaço e a fadiga muscular.

No Brasil,  a tâmara é encontrada na região Nordeste, em especial na Bahia, e é mais comumente encontrada nos mercados durante o período de Natal.

Além dos altos níveis de fibra, a tâmara apresenta diversos minerais, como potássio, zinco, magnésio, cálcio, fósforo e ferro. Conta também com vitaminas A, K, a riboflavina, a niacina, o folato (ácido fólico) e a tiamina. Para se ter ideia dos seus benefícios, uma única tâmara pode ter até três vezes mais potássio do que uma banana.

“Por ser considerada uma fonte de energia natural, com baixa frutose e glicose, a tâmara é indicada para pacientes diabéticos, porém, em quantidades pequenas. O ferro contido no fruto também auxilia na recuperação da anemia. Já o magnésio ajuda a combater processos inflamatórios e o triptofano, aminoácido essencial, ajuda a combater a insônia e depressão”, explica a nutricionista Adriana Silva, da Clínica Por Ellas.

Leia mais

Pré-treino natural: alimentos que funcionam como termogênicos

Glucosamina: suplemento para cartilagem não tem eficácia comprovada

4 opções de farinhas low carb para incluir na dieta

Tâmara tem três vezes mais potássio do que a banana

Para a turma da corrida, o potássio da tâmara é um grande aliado dos atletas, pois ajuda a evitar a fadiga muscular e o cansaço. Para surtir efeito, o ideal é consumir a frutinha antes do treino. “

O consumo ideal sugerido por dia é de 180 g, que  corresponde a uma média a 280 calorias.  Para quem treina, uma a duas unidades de tâmara antes da caminhada ou corrida, já que é uma fonte maravilhosa de energia natural”, pontua a nutricionista.

 A tâmara pode ser encontrada em diferentes maneiras: secas, em pasta, como geleia e até vinagre. “Lembrando que todas as opções devem ser consumidas com cautela, principalmente pessoas que tenham diabetes”, alerta a nutricionista.

Docinho gourmet  de tâmara

Docinho gourmet de tâmara

Ingredientes 

  • 200 g de tâmaras secas sem caroço
  • 150 g de cacau
  • 100 g castanhas de caju
  • 100 g de farinha amêndoas 
  • 100 g de pistache em lâminas 
  • 1 colher de óleo de coco

Modo de preparo

Deixe as tâmaras de molho em água filtrada por uma hora. Depois, adicione a fruta e os demais ingredientes, menos o pistache, no processador e bata tudo. Se ficar muito seco, acrescente um pouco da água. Pegue a massa formada e crie bolinhas, como se fossem brigadeiros. Por fim, polvilhe com o pistache para decorar o doce.

Clube O2

Clube O2 + Mochila de Hidratação!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!