Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

5 principais erros na corrida

Quem está envolvido no mundo da corrida escuta, vez ou outra, que determinado corredor quebrou no meio de uma prova por ter adotado uma estratégia errada. Até mesmo os corredores experientes, tarimbados, profissionais, talentosos e com histórias de fazer cair o queixo caem em armadilhas, vez ou outra.

Pensando nisso, reunimos os cinco principais erros dos corredores que já têm diversos quilômetros rodados, para que você não veja todo o seu treino sabotado por um engano que poderia ter sido evitado:

Não confiar no seu treino ou na programação que foi proposta pelo seu treinador

Isso, muitas vezes, leva o corredor a treinar mais e por conta própria. Às vezes ele chega (até) a pesquisar o que outros corredores estão treinando ou fazendo para a preparação de uma prova, para também realizar treinos semelhantes.

Tudo escondido do seu treinador (é, claro!). Lembre-se, sempre que cada pessoa responde de um jeito diferente aos treinos. Por isso, a sua planilha deve ser individualizada focando a distância que tem como alvo.

Se inscrever em muitas competições, sucessivamente, atrás de premiações

Não se esqueça de que você não consegue se manter no ápice do desempenho por um longo período. Após atingir o pico, é inevitável que o sua performance comece a cair e os resultados passem a piorar.

Por isso, sente com o seu treinador e escolha as provas que usará como treino e as provas (ou a prova) que irá buscar resultados expressivos. O seu corpo precisa de descanso adequado, para que você consiga evoluir na corrida de rua.

Durante a prova, marcar ou tentar correr junto de um corredor desconhecido que está imprimindo um ritmo forte é uma roubada

O ideal é que você estude as provas ao longo da temporada para saber as estratégias a serem usadas e não ser pego desprevenido. Vai que esse tal corredor desconhecido é um coelho da prova ou está fazendo uma prova suicida. Isso pode comprometer o seu resultado, caso tente segui-lo.

 

Leia mais

Os 7 erros mais cometidos pelos corredores

Musculação e corrida: tudo bem treinar os dois juntos?

5 erros comuns em treinos na esteira

 

Usar material novo no dia da prova

Às vezes o corredor compra aquele tênis ou roupa dos sonhos na semana da prova. Na empolgação, vai para a corrida sem ter amaciado ou testado de forma adequada o que tem as novas aquisições. Daí vem as bolhas nos pés, as axilas e virilhas irritadas, e por aí vai.

Se alimentar na véspera da prova de forma diferente da que você está acostumado

Uma pizza de sabor diferente do usual, uma bebida energética que o seu amigo já toma e lhe oferece um bife de carne vermelha (sendo que você sempre come peixe ou frango) na véspera da corrida… Às vezes, esses pequenos detalhes desregulam o organismo e você se sente mal no meio da prova ou até mesmo antes da largada.

(Fonte: Rogério Carvalho, treinador e preparador físico de corredores e triatletas em São Paulo)

Clube O2

Já garantiu sua Jaqueta do Clube O2?

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!