Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Hidratar a pele reduz chance de doenças da exposição a cloro e sol

Foto: Shutterstock

Comum em pessoas que passam o dia expostas ao sol ou ao cloro, o ressecamento da epiderme ocorre quando há um desgaste em sua proteção. Assim, hidratar a pele ajuda a impedir futuras doenças.

Geralmente utilizado em academias e clubes para a manutenção de piscinas, o cloro ajuda a desequilibrar a produção do manto hidrolipídico, que protege a pele, e altera o microbioma cutâneo, cadeia micro-organismos que contribuem para a função da epiderme.

Isso pode levar a dermatites e infecções bacterianas, virais e fúngicas.

“Quando o manto hidrolipídico, uma película que recobre a epiderme, é alterado, é desencadeada uma cascata inflamatória que pode causar coceira, descamação e perda de viço”, explica a dermatologista Daniela Neves.

Segundo a médica, o cloro e o sol também conseguem tornar os cabelos porosos e quebradiços. O problema pode ser evitado ao utilizar toucas de silicone e ao investir em produtos de hidratação capilar.

Já o sol, que afeta mais quem pratica a natação em águas abertas, afeta a pele por conta da radiação ultravioleta. “Ela diminui a produção de lipídios pela pele deixando-a ressecada”, explica a dermatologista.

Em casos de exposição crônica ao sol, é possível ocorrer o envelhecimento total causando ressecamento, rugas e manchas.

Dicas para hidratar a pele

Pensando especificamente nos treinos de natação, a dermatologista indica que a melhor opção seria optar por piscinas que usam outras formas de purificação da água.

Como o cloro está presente na maioria das academias, escapar dele pode não ser a opção mais viável. Dessa forma, investir em cremes ricos em ceramidas e lipossomos ajuda a proteger a pele durante os treinos.

“Uma dica é evitar a esfoliação da pele, principalmente antes dos treinos, já que ela ajuda a perder a ação protetora dos lipídios cutâneos e favorece a penetração do cloro na epiderme”, afirma.

Ter uma dieta adequada e fazer alto consumo de líquidos também ajuda, além de investir em produtos específicos para este fim.

Produtos para hidratar a pele

Água termal

Caracterizada por minerais em sua composição, a água termal é um dos produtos mais utilizados atualmente. Enriquecida com selênio e zinco, componentes que ajudam a reequilibrar a pele danificada, ela hidrata e diminui a sensibilidade da epiderme.

“Com propriedades farmacológicas ricas em oligoelementos minerais, a água termal tem ação calmante levando à melhora de estados inflamatórios e irritativos da pele”, explica o dermatologista André Braz.

Além de no rosto, a água termal pode ser usada nos cabelos para ajudar a remover os componentes químicos e hidratar os fios.

Ela pode ser usada várias vezes ao dia, mas é recomendada logo pela manhã, após a higienização da pele e antes dos cremes hidratantes.

Cremes hidratantes

Os grandes aliados no tratamento da pele seca, os cremes conseguem devolver os lipídios perdidos. Para hidratar a pele é essencial que eles sejam utilizados pelo menos uma vez ao dia, principalmente após o banho, com a pele ainda úmida.

“O creme hidratante para o rosto deve ser diferente do creme corporal, já que o rosto costuma ser mais oleoso”, afirma Neves.

Óleos corporais

Em vez de funcionarem como um produto para a hidratação, os óleos trabalham na proteção da pele. Assim, criam uma barreira protetora para evitar o ressecamento.

Para hidratar a pele, eles podem ser utilizados durante o banho.

Invista na alimentação

Fundamental para a nutrição do organismo, a alimentação é um dos fatores que ajudam na hidratação da pele.

Entre os nutrientes necessários para que as camadas da pele exerçam sua função, estão as vitamina C, A e E; o zinco, o selênio, o cálcio, o silício, os antioxidantes e as proteínas, como o colágeno e os aminoácidos.

A nutricionista Mônica Stockler explica que a alimentação está relacionada diretamente com a nutrição da pele, enquanto que a hidratação é realizada através do consumo de água.

“O consumo de alimentos ricos em água, como melão, melancia, ou bebidas como água de coco, chás e sucos, não substituem o consumo da água in natura”, explica.

De acordo com ela, os praticantes da natação devem ter estes fatores em conta na hora de montar a dieta.

Nutrientes importantes para a saúde da pele

Resveratrol

Encontrado principalmente em sementes, morangos, peles de uvas e cranberrys, o reservatrol é um antioxidante e age contra os processos de inflamação da pele.

Aliado contra o envelhecimento precoce, ele auxilia no revestimento da pele.

Vitamina E

Trabalhando diretamente na formação do colágeno, a vitamina E tem atividade antioxidante e protege as membranas.

Com ação lubrificante e cicatrizante, ela ajuda na firmeza e elasticidade do corpo, além de prevenir a formação de rugas.

Hidratar a pele reduz a possibilidade de doenças após contato com cloro
A vitamina E pode ser encontrada, além do azeite, nas sementes e óleo de girassol, no amendoim e nas amêndoas

Selênio

O selênio consegue impedir a formação de radicais livres e age no processo de eliminação de toxinas. De acordo com a nutricionista, ele consegue excretar metais pesados e limpar o organismo.

Ele também exerce a função protetora da tireóide, estimulando a imunidade e auxiliando no combate de fungos, como os da caspa e os das feridas na pele.

Hidratar a pele reduz a possibilidade de doenças após contato com cloro
As melhores fonte para encontrar selênio são os ovos, frango, arroz, peixes e castanhas

Zinco

Mineral que compõe uma das principais enzimas que trabalham a imunidade, o zinco consegue promover um efeito de defesa contra diversas agressões ao organismo. No caso da pele, feridas e queimaduras, por exemplo.

Diminuindo o processo inflamatório, ele é um importante auxílio no tratamento da acne e contribui para o controle da oleosidade.

“O zinco pode contribuir para o controle da secreção sebácea, promovendo brilho e luminosidade à pele”, afirma a nutricionista.

Hidratar a pele reduz a possibilidade de doenças após contato com cloro
Além do grão de bico, o zinco pode ser encontrado em ostras, camarão, carnes, espinafre, castanhas e cereais integrais.

Vitamina C

A vitamina C é responsável pela absorção do colágeno, proteína que garante a resistência e elasticidade dos tecidos.

Ela também ajuda na potencialização da absorção de outros minerais e consegue combater as infecções, ao fortalecer o sistema imunológico.

O nutriente pode ser encontrado em frutas como manga, goiaba, mamão e acerola.

“Não existe um alimento em si que irá promover sozinho o efeito de hidratar a pele, mas sim a combinação dos nutrientes”, conclui a nutricionista.

*Fontes: Daniele Neves, dermatologista; André Braz, dermatologista; e Mônica Stockler, nutricionista, CRN: 3–26979.

Calendário

Encontre um evento de natação perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!