Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Neste super post você confere estas 7 dicas especiais para correr os 5KM e mais uma planilha (e outras 7 dicas) para correr com qualidade e abaixo dos 25 minutos.
Um bom aquecimento tem entre 10 e 15 minutos. “Em dias mais frios, precisa ser um pouco mais longo”, afirma o treinador Rogério Carvalho, da Upfit Assessoria Esportiva, de São Paulo. “Comece trotando por até cinco minutos e, em seguida, realize variações de intensidade e velocidade por poucos metros.” Isso contribuirá para a elevação da frequência cardíaca e aquecimento e ativação dos músculos. “Comece cerca de 15 minutos antes do começo da prova.
“O início da prova, principalmente os primeiros 400 m, precisam ser com uma velocidade mais alta”, conta o treinador. “O corredor precisa adotar essa estratégia nos treinamentos, para repetir no dia da corrida.”
Uma boa estratégia para não perder segundo preciosos é fazer as curvas por dentro. “É como fazem os carros de corrida”, lembra Carvalho. Quanto mais próximo do limite a curva for feita, menor será o tempo.
Chegue bem cedo à arena da prova para garantir um bom lugar na largada. “Quanto mais para frente ficar, menor será a quantidade de pessoas para ultrapassar”, diz o treinador. Com a pista livre, seu tempo tende a baixar.
Após o sprint nos 400 m iniciais, diminua a velocidade e a mantenha constante até os últimos 400 m. “No fim, se o fôlego ainda estiver bom, aperte o passo para baixar ainda mais o tempo”, sugere. É importante que isso seja bem treinado para que tudo dê certo no dia da prova.
“Por ser uma prova muito rápida, dependendo do atleta e da temperatura no dia, é possível completar a corrida apenas com a hidratação anterior à largada”, afirma Carvalho. Vale usar bebidas esportivas, além da água. “Cada pessoa tem uma necessidade de hidratação, por isso, não é regra.”
Para o treinador, os trabalho mais importantes para baixar o tempo nos 5 km são os intervalados – de uma a duas vezes por semana – e os de intensidade – com séries acima dos 9 minutos. “Simulados das provas também são fundamentais para que o atleta teste a sua estratégia antes do dia da prova.”
O objetivo desta planilha é dar a condição necessária para correr 5 km de forma intensa utilizando treinos de velocidade que o façam correr em um ritmo mais rápido do que esteja acostumado. Esse método de treinamento traz benefícios para o sistema cardiorrespiratório e vai tirá-lo da zona de conforto!
Antes de começar a seguir a planilha, faça uma bateria de exames que inclui um teste ergométrico, eletrocardiograma e exame de sangue completo. Além disso, também é recomendada uma consulta médica para saber se não existe nenhum problema ortopédico nos joelhos, tornozelos, quadris etc. Todas essas precauções são necessárias para que a intensidade dos treinos não surpreenda sua saúde e musculatura.
Realize os treinos de tiro e o treino FO (forte) em um terreno plano e sem irregularidades. E lembre-se: os dias de descanso (Day Off) não estão na planilha à toa. “Em caso de não recuperação, é comum o corpo apresentar estresse, irritação e raciocínio lento por conta da falta de energia”, alerta Lúcia Soares, especializada em nutrição esportiva.
O aquecimento com a corrida leve é fundamental antes de começar os exercícios. Durante os treinos, procure manter a mesma intensidade em todos os tiros e respeite o intervalo de descanso entre um tiro e outro. Segundo o treinador, para o esforço ser recompensado no final, é necessário seguir até mesmo esses pequenos (grandes) detalhes.
Para correr abaixo dos 25 minutos, apostar na estratégia de corrida também conta. Uma prova cujo percurso é plano, aliada a uma temperatura amena podem influenciar. É necessária uma atenção especial tanto para utensílios básicos, como roupas confortáveis e a escolha pelo tênis, quanto para planilha. Um equilíbrio entre estratégia de prova, acessórios e treinamento darão o tempo que você espera ao final da prova.
Com os treinos de tiro, o corpo precisa de energia e, por isso, a importância de uma alimentação adequada. Não exagere com alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. “Uma alimentação que não supra as necessidades nutricionais incapacita o corpo de se recuperar completamente”, explica Lúcia. Lembre-se: em treinos de alta intensidade, o seu corpo tem que estar com energia completa para alcançar o resultado esperado.
No dia da prova, chegue com antecedência para evitar alguns imprevistos. Durante a corrida, mentalize o tempo que deseja realizar na sua chegada e atenção: “Não se empolgue em tentar acompanhar outros corredores mais rápidos, pois cada um tem um ritmo de corrida”, alerta o treinador.
Fonte: O treinador Fernando Moura, diretor técnico da de Bem Com A Vida Assessoria Esportiva, elaborou esta planilha para 5 km abaixo de 25 minutos.
Veja mais matérias com dicas e informações úteis para você:
Compartilhar link