Veja os benefícios do alongamento para diferentes modalidades: corrida, natação, bike e crossfit

Atualizado em 10 de março de 2023
Mais em Treinamento

Alongar-se rotineiramente é importante para todas as pessoas. Quem não pratica um esporte com regularidade, por exemplo, colhe benefícios da prática, como melhor mobilidade, flexibilidade, postura e menos dores corporais.

Já quem pratica um esporte regular, como corrida, ciclismo, natação, crossfit e musculação, além desses benefícios já citados, se beneficia ainda com o ganho de rendimento de maneira indireta, melhor economia de energia e postura adequada ao longo da prática.

Nesses casos de pessoas que praticam algum esporte, o ideal é realizar os alongamentos em momentos separados do treino (e não antes). Antes, apenas um aquecimento é o indicado, como um trote leve no caso da corrida ou realização de movimentos sem peso na academia.

Ao iniciar o aquecimento, a frequência cardíaca começa a se elevar e prepara o sistema cardiovascular, que aumenta a oferta de oxigênio para os músculos, por meio do aumento do fluxo respiratório (ou seja, você fica mais ofegante). Essas adaptações elevam a temperatura corporal e tornam os tecidos mais flexíveis, melhorando a performance durante os estímulos e diminuindo os riscos de lesão”, explicou o professor Marcelo Vieira em entrevista prévia.

Alongamento, flexibilidade e prevenção de lesões

A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos nas articulações com apropriada amplitude de movimento. Ela é desenvolvida por meio do alongamento para que se façam movimentos mais amplos sem danos ao tecido biológico e para reabilitar estruturas lesadas ou atrofiadas. Dessa forma, o ganho de flexibilidade pode ser associado à possível prevenção de lesões.

Tipos de alongamento

  • Alongamento estático: trata-se dos movimentos feitos sem movimentação, com extensão das áreas a serem alongadas e estabilização desse movimento por alguns segundos;
  • Dinâmico: o alongamento dinâmico também pode ser chamado de “educativo”. Alguns desses movimentos são ótimos para serem realizados junto ao aquecimento da corrida. Alguns exemplos são: Skipping, Anfersen e Hopserlauf;
  • Balístico: similar ao dinâmico, mas com maior velocidade e maior amplitude de movimento. É mais aplicável para atividades balísticas (arremessos, saltos, pedaladas rápidas).

Alongamento para a corrida

Quem corre pode realizar alongamentos em momentos separados do treino de corrida ou após. Uma boa ideia é alongar os flexores de quadril para ganhar mobilidade.

Clique aqui e veja uma série de alongamentos para os flexores do quadril

Para quem sofre com cãibras, existem movimentos específicos que ajudam a evitar o problema. Nesta série de alongamentos a seguir, você conhece alongamentos para evitar as cãibras na região das panturrilhas.

3 alongamentos para evitar cãibras nas panturrilhas

Alongamento para ciclistas

Quem anda de bike pode se beneficiar de alongamentos específicos para este esporte. Nesta reportagem a seguir, tire todas as dúvidas sobre alongamento para ciclistas.

Como deve ser o alongamento para quem anda de bike?

Alongamento no crossfit

A prática de crossfit exige muito da flexibilidade e da mobilidade e, por isso, alguns exercícios específicos de alongamento podem ser muito úteis.

Alongamento específico para evoluir no crossfit

Alongamento na natação

Quem gosta de cair na água para praticar natação também deve se alongar. Existem formas específicas de alongamento para a natação. Entenda:

Alongamento: seu melhor aliado na água